domingo, 13 de março de 2011

CARAGUATATUBA EA PRESSÃO POR EDIFÍCIOS ALTOS

Caraguatatuba vista do céu: não basta o que já se tem?
No jornal de ontem: o município de Caraguatatuba quer aumentar o gabarito de seus edifícios para até 25 andares. Atualmente, somente se pode construir até oito andares. E diz: não será na rua da praia, mas em ruas mais afastadas, para não fazer sombra na praia...

Parece piada. As cidades sofrem cada vez mais com o trânsito causados pelo excesso de moradores concentrados nas áreas com excesso de edifícios altos e os governos não aprendem. Apenas sabem ceder às pressões das construtoras. E por que cedem, afinal? Porque os vereadores, secretários e prefeitos são convencidos pelo marketing das empresas? Ora, façam-me o favor.

Não adianta me dizer que isso embeleza a cidade (papo furado), que aumenta a renda da cidade (e as despesas também), que a infraestrutura será compensada (sei...). O fato é que isso é prejudicial para as cidades. Caraguatatuba poderia ter mais turistas se liberasse o gabarito? Talvez, mas a cidade precisa mesmo de mais turistas?

Piso aqui em um terreno perigoso: não vou a Caraguatatuba há muitos anos e não conheço a cidade suficientemente para dizer que sua infraestrutura atual não aguentará a liberação da altura. Sei, no entanto, que a passagem de veículos, caminhões e ônibus pela zona urbana da cidade - pois a estrada jamais foi construída fora dela - é um problema que nunca foi resolvido. A liberação de prédios com excessivos números de apartamentos somente vai piorar isto. Ou vão me dizer que as obras da estrada, agora sim, serão feitas?

Não há meio de nossos políticos aprenderem. Quando são criticados, têm respostas imbecis na ponta da língua. Uma delas é "isto dará empregos e fará crescer a renda, estimulando a economia". Sim, estimular a economia baixando a qualidade de vida nas cidades? É o que vem acontecendo. Por que não investir, então, na infraestrutura das cidades - asfaltamento de ruas, melhora dos traçados urbanos, educação no trânsito, reforma e restauro dos edifícios já existentes e degradados ou sem condições de uso, etc.? Acham por acaso que isto empregaria poucas pessoas?

E que aprendam a dar um chute no traseiro das incorporadoras, apresentando alternativas viáveis para novos empregos.

5 comentários:

  1. Oi,Ralph, tudo bem? Sabe porq ue Caraguá quer edificios altos?Segundo os politicos locais, incluindo o bossal do prefeito, é para atrair mais pessoas e a cidade crescer.Eles acham que a cidade é "pequena".Sempre leio seus comentários sobre o gigantismo de São Paulo e a invasão dos prédios em Alphaville.Pois bem, é isso mesmo que o pessoal de Caraguatatuba deseja! Eta pessoal que ainda vive nos anos 50!

    Euripedes Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ralph. Quando li a matéria ontem no Estadão, pensei comigo: "Ok! Querem fud#r a cidade? Então vão em frente, cambada de canalhas!!"

    ResponderExcluir
  3. Vereadores , secretarios e prefeitos não se deixam convencer pelo marketing das empresas mas sim pelas maletas e sacos de dinheiro que lhe são entregues.

    ResponderExcluir
  4. A quem pode interessar tal mudança? Com certeza grandes empresários ligado ao ramo imobiliário. É preciso dizer não em alta voz ao progresso forçado.

    ResponderExcluir
  5. Ana Maria, sem dúvida. Porém, pouquíssimos prefeitos resistem a pressões de empreiteiras, por motivos vários, sendo que a desculpa é sempre "geração de empregos".

    ResponderExcluir