quarta-feira, 13 de julho de 2016

INDIANÓPOLIS, SÃO PAULO, 1973-2016


Uma propaganda de 1973 publicada no jornal O Estado de S. Paulo mostra a venda de casas geminadas na cidade de São Paulo, mais precisamente dando frente para a rua Kalil Filho, com a primeira delas fazendo esquina com a avenida Miruna. O fato, em si, já começava a ser raro, pois a oferta de prédios de apartamentos crescia em escala logarítmica.

Somente para constar: Kalil Filho foi o mais célebre dos jornalistas-âncora do famoso Repórter Esso. Posso estar misturando fatos, mas, se não me engano, ele teria falecido no final dos anos 1960 num acidente na curva da Marginal do Rio Pinheiros (hoje, avenida Nações Unidas), sob a ponte da Euzebio Matoso.

O bairro de Indianópolis, no entanto (não é Moema neste caso, pois as casas estão além da avenida Rubem Berta), ainda tinha muitos terrenos vazios e prédios não eram construídos ali - aliás, as casas ficam praticamente em frente à pista do aeroporto de Congonhas, separada dele por um quarteirão apenas e pela avenida dos Bandeirantes. Doze anos antes, quando meu avô Hugo ainda morava por ali, eu mesmo me lembro, nos meus nove anos de idade apenas, de poucas casas no meio de um enorme descampado.

O anúncio, mostrado no topo deste artigo, mostra como deveriam ser as casas, que, suponho, ainda estavam em construção ou mesmo antes disso. A fotografia, mais abaixo, extraída do Google Maps, mostra a situação das casas hoje. O que mudou? Janelas e muros altos e/ou enormes portões. As janelas eram de madeira e hoje são de alumínio: isto deve ter sido alterado com o tempo de uso.

Enfim, um retrato de São Paulo há 43 anos atrás, comparado com a (falta de) segurança de hoje.

3 comentários:

  1. Ralph, aquela região hoje é conhecida como Planalto Paulista. Indianópolis, como bairro, acho que não existe mais. Quando a cidade era dividida em distritos e sub-distritos havia o sub-distrito de Indianópolis. Acho que hoje só existe a Zona Eleitoral de Indianópolis (que inclui Brooklin e Campo Belo).

    ResponderExcluir
  2. Isso não altera em nada o que stá escrito, Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tive a intenção de alterar. Só quis complementar.

      Excluir