Comparem a deliciosa Barueri de 1900 com a foto de ontem tirada de um local muito próximo à de 1900
Quando olhamos a Baruery de 1900 (a fotografia que deu origem ao desenho acima, bastante fiel, deve ter sido tirada entre 1900 e 1920), vemos uma cidadezinha cativante, o sonho de todos que querem "morar em uma pequena vila do interior".
Esta foto foi tirada por mim ontem (28 de julho) de cima da plataforma da estação atual. O que dá para ver? O leito da rua e mais nada... todo o resto é diferente. Na época, Barueri era chamada de "estação de Baruery", havia um pequeno largo em frente à igreja e na saída da estaçãozinha, a Sorocabana passava ali todos os dias mas longe da frequência com que a CPTM passa hoje, com trens a cada cinco minutos, dependendo do horário. A sede do município era Parnahyba, distante dali cerca de 12 quilômetros e alcançada depois de se percorrer a pé ou a cavalo um caminho de terra de nome Estrada Velha de Ytu, subindo e descendo diversas colinas que até hoje existem.
Este caminho corria aproximadamente no mesmo leito da hoje chamada de Estrada dos Romeiros. Ali, em frente à igreja, ela adquiriu, provavelmente na época da foto, o nome de rua Campos Salles, nome que ainda mantém. O largo em frente à igreja era o largo de São João e o córrego do mesmo nome ainda estava meio escondido ao pé do morro que se vê em primeiro plano.
O trem que ali chegava o fazia apitando. Barueri era um povoado que não tinha mais de 200 habitantes. Porcos e vacas pastavam e galinhas ciscavam pelas ruas. O caminho que se via morro acima era parte da estrada citada.
Rua Anhanguera, sentido Carapicuiba. Aí ela segue o leito da antiga estrada de Itu. À direita, o morro de dima do qual deve ter sido tirada a foto de 1900. Só que ele foi cortado depois disso para o alargamento da estrada, então, hoje, para tirar a foto do mesmo local, teríamos de estar suspensos no ar. À esquerda, os trilhos da CPTM não podem ser vistos pois há um desnível entre eles e a avenida e sua calçada.
Tudo isso mudou. Hoje, cem anos depois, o município desmembrou-se de Santana de Parnaíba e se tornou um dos vinte mais ricos do Brasil. Santana de Parnaíba, pobre que era, melhorou um pouco mas está longe de ter a arrecadação da vizinha rica. Barueri, no entanto, pagou o preço da riqueza. Cresceu e hoje alcançou 300 mil habitantes (Parnaíba não passa de 120 mil). O rio foi canalizado e entubado. Desapareceu das vistas. A igreja da pintura foi derrubada e mudou-se dali. O largo não é mais largo e está coberto por um horroroso terminal de ônibus (não há como ter terminais de ônibus bonitos). O sol sumiu do antigo largo. A estação pequena deu lugar a uma grande, um monstrengo de concreto. Bastante funcional, mas... feia.
Embaixo dos trilhos, na foto, a rua Anhanguera e além dela terrenos do Exército. Google Maps
A cidade não tem mais porcos e galinhas, mas tem a fumaça dos ônibus - já o trem é elétrico. A fotografia tirada ontem por mim não mostra exatamente a mesma posição, mas vê-se claramente que não há mais igreja e nem a pequena estação. Acho que a de 1900 foi tomada de cima de um morro que existe "para lá" da linha, num ponto que ele foi cortado, portanto, somente a programação de um drone naquela altura poderia conseguir uma foto igual à antiga.
A única salvação para o centro de Barueri, para que ele recupere o antigo largo e este volte a ter o sol das manhãs, é transferir-se o terminal para o outro lado da linha. Ali há uma área de descampados grandes, que, creio, pertence ao Exército, sendo este o motivo de que tenha sobrevivido praticamente virgem até hoje. Seria uma obra cara. O terminal teria de ser mais amplo para ter mais ônibus e pelo menos duas passagens subterrâneas para os ônibus teriam de ser construídas. Pelo mesmo duas passarelas elétricas teriam de ligar a estação ao terminal. Obra cara e que leva tempo. Mas liberaria o estreito largo ("estreito largo"? Expressão estranha) e melhoraria o terminal hoje pequeno e espremido de ônibus.
Foto do Google Maps. A grande cobertura retangular no centro da foto é do terminal de ônibus, que ocupa todo o local onde um dia foi o largo São João. A rua à sua direita é a Estrada Velha de Ytu, hoje rua Campos Salles, início da Estrada dos Romeiros. As linhas da CPTM são facilmente localizáveis pelas compridas coberturas das plataformas. Entre a linha e o terminal está o prédio da estação atual da CPTM.
Uns querem mudar a estação e o terminal de lugar. Não vale a pena. Os comerciantes perderiam tudo o que conseguiram e não se vai conseguir evitar que os mesmos ou novos interessados encham novamente a área da estação e do terminal.
De qualquer forma que analisemos a mudança da cidade em cem anos, não há como deixar de concluir que tudo isto foi inevitável, ainda mais para uma cidade tão próxima de uma das cinco maiores cidades do planeta Terra - a São Paulo de todos nós.
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