Jornal do Brasil
Ontem, infelizmente, soube do desastre ocorrido no início da noite na E. F. Campos do Jordão. A automotriz, saída de Campos do Jordão, havia parado na estação de Eugenio Lefèvre, na cidade de Santo Antonio do Pinhal, e estava no início da segunda parte da viagem, dirigindo-se a Pindamonhangaba, seu destino final, quando a automotriz - que foi chamada erradamente de "bonde" em diversas das reportagens que li nas últimas horas - saiu dos trilhos e chocou-se contra o barranco.
Este relato feito por mim acima baseou-se nas descrições e relatos de pessoas em diversas reportagens. Infelizmente três pessoas morreram, entre elas, uma mulher grávida. Uma fatalidade a se lamentar, realmente.
Nos próximos dias saberemos exatamente o que aconteceu. Até agora, o que concluo - e posso estar erraso, pois estou me baseando no que li na imprensa - é que o trem não conseguiu frear numa descida - fato relatado - e descarrilou, indo contraoum barranco ao lado da linha. O choque a alta velocidade causou a soltura dos bancos, jogando pessoas umas contra as outras, causando, além das mortes, cerca de 40 feridos.
Algumas reportagens falam que a automotriz rolou pela encosta. Não parece ter sido o que aconteceu, pois é possível se ver o poste da rede aérea em uma das fotos, o que mostra que a batida aconteceu ao lado da linha. De qualquer forma, algo aconteceu para o terrível desastre onde vidas se perderam.
A automotriz era a A-2, totalmente reformada há poucos meses. Poderiam realmente os freios terem falhado numa automotriz totalmente revisada? Poderia a linha em mau estado em determinado ponto ter causado o descarrilamento? Se é verdade que o freio teria falhado, qualquer curva, mesmo com trilhos em bom estado, poderia ter ajudado o descarrilamento a alta velocidade.
Seria interessante lembrar que a E. F. C. J. vem passando há mais de um ano por um processo de total revitalização, com a revisão de todo o seu material rodante e de sua via permanente. O fato pode ter sido simplesmente uma fatalidade. É uma pena que isso tenha ocorrido exatamente no momento em que, depois de mais de vinte anos, a ferrovia tenha sido colocada novamente na ordem de prioridades do Estado e esteja em reforma permanente desde então.
domingo, 4 de novembro de 2012
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Muito triste! Eu mesmo já andei nesse trem, eu gostava muito desse passeio!
ResponderExcluir(realmente, estão chamando o trem de "bonde" nas notícias...)
Veja um pequeno vídeo que fiz na época da virada desse trem no ponto final da linha no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=1FGClQavnTw
Isso tem que ser investigado se esta automotriz foi reformada apenas na aparência,pois é estranho o sistema de freios falhar e os bancos se soltarem foi mais grave ainda dá a entender que não estavam bem fixados.
ResponderExcluirSe fosse uma automotriz Budd RDC mesmo que tivesse descarrilado poderia talvez não ter morrido ninguém,agora esta aí do acidente parece ser bem frágil.