domingo, 4 de novembro de 2012

TRISTEZA NA E. F. CAMPOS DO JORDÃO

 Jornal do Brasil

Ontem, infelizmente, soube do desastre ocorrido no início da noite na E. F. Campos do Jordão. A automotriz, saída de Campos do Jordão, havia parado na estação de Eugenio Lefèvre, na cidade de Santo Antonio do Pinhal, e estava no início da segunda parte da viagem, dirigindo-se a Pindamonhangaba, seu destino final, quando a automotriz - que foi chamada erradamente de "bonde" em diversas das reportagens que li nas últimas horas - saiu dos trilhos e chocou-se contra o barranco.

Este relato feito por mim acima baseou-se nas descrições e relatos de pessoas em diversas reportagens. Infelizmente três pessoas morreram, entre elas, uma mulher grávida. Uma fatalidade a se lamentar, realmente.

Nos próximos dias saberemos exatamente o que aconteceu. Até agora, o que concluo - e posso estar erraso, pois estou me baseando no que li na imprensa - é que o trem não conseguiu frear numa descida - fato relatado - e descarrilou, indo contraoum barranco ao lado da linha. O choque a alta velocidade causou a soltura dos bancos, jogando pessoas umas contra as outras, causando, além das mortes, cerca de 40 feridos.

Algumas reportagens falam que a automotriz rolou pela encosta. Não parece ter sido o que aconteceu, pois é possível se ver o poste da rede aérea em uma das fotos, o que mostra que a batida aconteceu ao lado da linha. De qualquer forma, algo aconteceu para o terrível desastre onde vidas se perderam.

A automotriz era a A-2, totalmente reformada há poucos meses. Poderiam realmente os freios terem falhado numa automotriz totalmente revisada? Poderia a linha em mau estado em determinado ponto ter causado o descarrilamento? Se é verdade que o freio teria falhado, qualquer curva, mesmo com trilhos em bom estado, poderia ter ajudado o descarrilamento a alta velocidade.

Seria interessante lembrar que a E. F. C. J. vem passando há mais de um ano por um processo de total revitalização, com a revisão de todo o seu material rodante e de sua via permanente. O fato pode ter sido simplesmente uma fatalidade. É uma pena que isso tenha ocorrido exatamente no momento em que, depois de mais de vinte anos, a ferrovia tenha sido colocada novamente na ordem de prioridades do Estado e esteja em reforma permanente desde então.

2 comentários:

  1. Muito triste! Eu mesmo já andei nesse trem, eu gostava muito desse passeio!

    (realmente, estão chamando o trem de "bonde" nas notícias...)

    Veja um pequeno vídeo que fiz na época da virada desse trem no ponto final da linha no link abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=1FGClQavnTw

    ResponderExcluir
  2. Isso tem que ser investigado se esta automotriz foi reformada apenas na aparência,pois é estranho o sistema de freios falhar e os bancos se soltarem foi mais grave ainda dá a entender que não estavam bem fixados.
    Se fosse uma automotriz Budd RDC mesmo que tivesse descarrilado poderia talvez não ter morrido ninguém,agora esta aí do acidente parece ser bem frágil.

    ResponderExcluir