sábado, 22 de janeiro de 2011

RESGATE DE LOCOMOTIVAS A VAPOR


A locomotiva Balwin ex-CP nro. 14 sendo colocada no caminhão
A história pode não ser verdadeira, mas é real que três das quatro locomotivas das oficinas do pátio da pedreira de Cajamar, até 1983 parte do material rodante da E. F. Perus-Pirapora, foram retiradas depois de 28 anos estacionadas no mesmo local.
A locomotiva nro. 14, Badwin ex-CP, sendo erguida para ser colocada no caminhão
Uma operação com caminhões Munck e guindastes (chineses) tirou-as de seus túmulos e levou-as para o pátio do Corredor, onde já está outra parte do velho material rodante da antiga ferrovia, com alguns itens já restaurados e funcionando.
A locomotiva nro. 5 sendo retirada do galpão
Trata-se de uma luta que dura já esses vinte e oito anos para tentar salvar o material da ferrovia desativada, única de 60 cm de bitola que ainda existe no Brasil. Como foi a última a funcionar, ela comprou diversas locomotivas, vagões e carros de outras ferrovias desativadas anteriormente a ela.
A locomotiva Alco nro. 5 sendo colocada no caminhão
Das três locomotivas a vapor retiradas hoje, duas pertenceram à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, as antigas 910 e 911, duas Baldwin 2-6-2 que trafegaram no antigo ramal de Santa Rita, de 1913, quando foram compradas, até 1960, quando da desativação do ramal. Sua numeração, na EFPP, foi alterada para 10 e 14. A outra locomotiva hoje retirada é a de número 5, uma Alco adquirida pela própria EFPP diretamente do fabricante em 1925.

A locomotiva Alco nro. 5 sendo içada
Parabéns a todos que participaram da operação em Cajamar: Rodrigo, Júlio, Nilson e Nelson e aos outros funcionários da transportadora. No Corredor, atrás do Parque Anhanguera e às margens do rio Juqueri-Guaçu, mais gente da preservação da EFPP esperava para recepcionar o material e colocar nos devidos locais.

5 comentários:

  1. Como se faz para visitar esse Pátio do corredor? Qual a proposta ali? Será que tem alguma locomotiva que rodou no Tramway da Cantareira?

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  2. Tem várias que rodaram na Cantareira... para chegar no pátio do Corredor, v. tem de passar pelo Parque Anhanguera por uma estrada de terra de cerca de 3 km que começa na estrada que liga a Anhanguera a Perus. Não há proposta - a E. F. Perus-Pirapora já é uma realidade outra vez. O Corredor é uma das antigas estações. Ali rodam locomotivas a vapor e a gasolina por um trecho de cerca de 7 km todos os sábados. A melhor coisa a fazer é contatar o Julio ou o Rodrigo e marcar.

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  3. Ralph, pode indicar ao ZNnaLinha entrar no blog da PP. Caso ajude, tem um link no meu blog:
    http://ferreo.blogspot.com/

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  4. como faço pra entrar em contato com o Julio ou rodrigo para poder marcar uma visita ??

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