domingo, 23 de novembro de 2014

LEITURAS QUE ORGULHAM


Nos anos 1940 as Edições Melhoramentos publicaram uma coleção de livros para um público mais infantil e juvenil: Viagem através do Brasil, escrito por Ariosto Espinheira. Algo bem diferente do que se escreve hoje. O autor (suponho ter sido quem escreveu) viajou pelo pa[is inteiro de trem, avião, de automóvel e ia descrevendo as cidades e povoados por onde passou, citando o que ele considerava as maravilhas desses locais. Não havia fotografias no livro - somente desenhos, bem feitos pelo próprio escritor. A exceção era a capa, feita pelo famoso e excepcional Belmonte, aquele que foi considerado "perigoso elemento da mídia inimiga" por nem mais nem menos do que Herman Goering.

Tenho uns três livros dessa coleção. Um deles é do Paraná. Eram outros tempos. Na primeira metade da década de 1940, era tempo de ufanismo (forçado ou não, você decide) com o Estado Novo de Vargas. Aliás, curiosamente, os livros não têm citados neles uma data sequer - no caso do Paraná, sabe-se que é dessa época por causa do mapa que há no livro, das estradas de ferro e estações que ele cita e de alguns outro comentários.

O que se faz muito claro, no entanto, nesses livros, é que se cita somente o que há de bom e de bonito. Conta-se a história do Estado e das regiões, das cidades, sem entrar em polêmcas de o por quê de esses fatos terem acontecido. Bastante agradável de se ler. Muitas impressões escritas de dentro do carro, do avião e do trem, além, claro, de passeios a pé pelas cidades maiores.

Enfim, tentava-se fazer o aluno gostar e admirar seu país, em vez de discutir o papel de diversas figuras históricas, se eram boas ou más, assassinas ou não, maus ou bom governantes. Faço este comentário não pensando exatamente em achar ótimo que escondam determinadas verdades, mas sim pelo fato de que hoje em dia é comum achar-se qualquer herói ou governante brasileiro do passado necessariamente bandos de canalhas. Afinal, todos fizeram coisas boas e más, intencionalmente ou não.

Hoje consideramo-nos uma nação - aliás, discutimos até se somos ou não uma nação - de bandidos, canalhas, efedepês, e ainda por cima começamos a culpar a n'so próprios por isso.

Temos um governo federal ruim, sim. Porém, isso não significa que eles somente errem ou somente façam coisas de interesse maior a eles do que ao povo. Também não significa que a oposição seja um bando de santos. O artigo que li na Folha de S. Paulo de 21 de novembro último faz isso: diz que a origem das falcatruas que ora ocorrem na Petrobras e em várias outras obras do governo tenham origem no fato de que todos nós roubamos uma borracha no escritório onde trabalhamos.

E mesmo se isso fosse absolutamente verdadeiro, não se pode dizer que roubar uma borracha do escritório se compare aos milhões de reais desviados recentemente dos cofres do governo. Aliás, não só recentemente, pois a coisa vem de muito tempo, de governos anteriores, de séculos.

Alguns pequenos trechos no livro: página 3 - "Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! - Olavo Bilac." Página 18 - "Podemos apreciar os belos aspectos oferecidos pelo rio Nhundiaquara, que banha Morretes". Página 27: "Apreciem o belo aspecto desta região, com suas colinas cobertas de vegetação campeira, capões isolados, dos quais se destaca aquele acolá, formado só de pinheiros gigantescos. Página 92 - "Este guerreiro, vencedor de muitas guerras, era noivo de uma jovem selvagem de nome Iaíra. Certo dia, Piãnaçu partiu para a guerra e não voltou mais. Morrera em combate."

Que voltem os livros "ufanistas" e com boas notícias. Que nossos jovens aprendam a vida vivendo-a, e não lendo Mesmo porque história é história - sujeita a erros e interpretações.

3 comentários:

  1. Achei muito interessante o comentário sobre esse livro e se eu encontrá-lo em algum sebo ,com certeza vou adquirí-lo .
    Achei num sebo também um livro antigo de músicas ,muitas das quais nem sei de que se trata .De começo tem hinos pátrios ,as músicas que aprendíamos na escola e o repertório segue com músicas brasileiras antigas acho que antes dos anos 50 .Para mim ele é bem valioso .O seu nome é JUVENTUDE CANTA sob a orientação de Irmã Maria José Clímaco Ferreira (salesiana ) Algumas músicas :Aquarela mineira ,Tristeza do Jeca ,Pequena sertaneja ,Guacyra ,Cobra grande , Banzo ,Saci ,Canção do marinheiro .O São Francisco e eu , Balaio ,Tia Generosa ,Peixe vivo ,Siricotê , Periquito maracanã. Exatamente 254 músicas ,todas com partituras .Um livro desses para mim ,não há dinheiro que pague . Falei !

    ResponderExcluir
  2. Ola Ralph segue um link que na verdade não tem a ver com esse post, mas acredito que você se interessa :)

    http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/tem-noticias-1edicao/t/edicoes/v/um-ano-apos-tragedia-moradores-ainda-temem-linha-ferrea-em-rio-preto/3785971/

    ResponderExcluir
  3. Tenho o de Minas Gerais meu estado de orgulhosa origem e o do Nordeste!
    Muito bons!
    Releio-os sempre!

    ResponderExcluir