terça-feira, 11 de novembro de 2014

FAMÍLIA VENDE TUDO... EM 1892

A casa mais à direita fica no Largo Coração de Jesus, esquina com a al. Barão de Piracicaba. Está em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na praça que açi existe. Poderia ter sido esta a leiloada? (Foto do autor - 2011)
.

O jornal O Estado de S. Paulo publicou na sua edição de 8 de maio de 1892 um leilão, a ser realizado pelo leiloeiro Alexandre Prates, da dois dias depois, conforme o anúncio que começa com "Conforme a amisade e confiança de um distincto cavalheiro que se retirou para os Estados-Unidos, venderá em leilão (...)"

E segue a reportagem abaixo, reproduzida diretamente da edição digital do jornal.



É uma extraordinária descrição de uma casa de família rica, com todos os seus móveis e apetrechos internos (hoje se diz "venda de porteira fechada"). Não era portanto, a forma de se fazer o hoje tradicional "família vende tudo", mas lembra bastante,

Note-se que, como era comum naquela época, ninguém se importa com os banheiros, que, normalmente, ficavam separados da casa, em pequenas construções nos quintais traseiros. Aliás, as casa em frente ao (Liceu) Coração de Jesus são hoje em dia casas belíssimas, em não tão bom estado por fora (por dentro, não sei), ainda do século XIX. Seria uma destas casas a que foi objeto de leilão? Não adianta conferir a numeração, pois eram totalmente diferentes. Além disto, a casa tinha o endereço da rua Barão de Piracicaba, que passa ao lado do Liceu. Seria uma delas de esquina com a praça que fica em frente ou seria outra casa nessa rua, que, dita "em frente" seria realmente "ao lado" do Liceu, construção que ocupa até hoje um quarteirão inteiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário