sábado, 7 de setembro de 2013

SANTOS NA BERLINDA

O velho TIM,, correndo no mesmo leito do futuro VLT de Santos, na estação de Vila Margarida, São Vicene, nos anos 1990. Autor desconhecido
.
Nesta semana que se finda, a cidade de Santos, SP, aparece na imprensa com notícias que são ao mesmo tempo boas e ruins. Aliás, são boas para quem pensa de um jeito e más para quem pensa de outro.

Para mim, ambas são ruins. Eu, o eterno reclamão, pessimista (mas acreditem: não sou pessimista, sou realista), acho que a intervenção do Ministério Público tentando interromper as obras do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos (ou bondes modernos, como queiram) no trecho da avenida Francisco Glicério, onde ele deverá passar por onde já existe há cem anos (exatamente) uma linha férrea que não funcionava mais desde 2008, é simplesmente fora de propósito.

Motivo alegado? Ambientais, para variar. E, certamente, vontade do MPF de "aparecer" na mídia (como em muitos casos têm acontecido). Por mais que falem, falem, falem, o trem ali andou por 95 anos e nada mudou. Nada contaminou, só se eventualmente,

Enquanto isso, automóveis, caminhões e ônibus muito mais poluentes do que trens diesel, que trafegaram ali dos anos 1960 a 2008, existem e passam por ali em muitíssimo maior número, fazendo barulho, fumaça, que é poluente por combustão de combustíveis fósseis, trepidação e fica tudo por isto mesmo. Um VLT não causa isso; se for elétrico, então, não causa nada disso. Então, estão implicando por que? Pressão das empresas de ônibus?

E o povo que se dane. Por ali passou durante dez anos, por exemplo, o TIM (não um VLT, mas sim um metropolitano composto de TUEs puxados por uma diesel de uns 40 anos na época, isso entre 1991 e 2000) e era bem concorrido. Ia mais longe do que essa linha que está sendo feita irá (no caso, ia até Samaritá, bairro continental do município de São Vicente). Era administrado e tocado pela CPTM e parou por motivos não muito bem considerados. Os mesmos, não muito bem explicados até hoje, que fizeram parar os trens de passageiros de longa distância (e até alguns trens metropolitanos ou de subúrbios) por este país afora até o final do século XX. 

Esse VLT de Santos demorou demais para ser decidido e para que a obra começasse. Falava-se dele havia pelo mesno dez anos. Agora começou há cerca de dois meses e vêm "otoridades"  literalmente encher o saco por besteiras? Bem Brasil, mesmo.

Enquanto isto, anuncia-se um túnel entre Santos e Guarujá ali na Ponta da Praia. O volume de tráfego que isso vai trazer para as duas cidades em partes bem extensas dela é facilmente previsível até para amadores (como eu). Quando á automóvel, transporte individual, tudo pode, não é? Depois não reclamem quando Santos parar de vez, principalmente nas temporadas e finais de semana.

Tudo no Brasil é feito de sopetão, todo mundo tem medo de tomar decisões. E quando finalmente as tomam, ou é boa, porém interrompida logo depois por bobagens, ou é ruim e segue adiante.

Um comentário:

  1. Esta foto é de minha autoria, Ralph, feita na Parada Vila Margarida, do TIM da CPTM em São Vicente em 1998. Abç.

    ResponderExcluir