terça-feira, 24 de setembro de 2013

QUEM RESPEITA QUEM?

A Presidente Dilma Roussef estefve hoje na sede da ONU em Nova York discursando. O Brasil sempre abre as assembleias da ONU, desde os tempos de Osvaldo Aranha, nos anos 1940.

Ela falou sobre a espionagem americana no Brasil. Espionagem eletrônica, bem dito. Quer regras mundiais para controlar e impedir que isso aconteça. Está sonhando. Todo mundo espia todo mundo, Como computadores em rede mundial, então, nem diga.

O PT sabe bem disse. Espionaram, por exemplo, o caseiro... lembram da história, no primeiro governo do Luís Inácio? O Francenildo, lembram?

Se ela faz as coisas certas, tem medo de que? Que espionem as safadezas que o governo faz? Acho que os Estados Unidos nem esatão muito preocupados com isso. Deve ser com coisas que eles julgam mais importantes para eles, claro.

Enquanto ela reclama lá fora que é espionada, nós, aqui no Brasil, convivemos com a pobreza, com a falta de educação e cultura, com a saúde pública. Com os salários pagos aos professores públicos e aos médicos que não querem empregos nas cidades menores, por que ganham pouco e não tem equipamento nem remédio para praticar uma medicina razoável.

Entramos em lojas e bares e temos de pedir notas fiscais, por que senão, não nos fornecem. Já não estava na hora de fornecerem sem termos de pedir? Troco, então, nunca têm. E acham que a obrigação é nossa de pagar trocado. Nos Estados Unidos, aqueles que espionam o governo, nunca - jamais - os comerciantes deixam de ter troco. E sempre - sempre - dão a nota fiscal, geralmente cupons.

No escritório de minha empresa, tenho de comprar água para beber. Peço aos entregadores para trazerem a nota fiscal quando compro por telefone. Eles trazem um pepal que é uma "ordem de compra", mão é nopta fiscal. Mando então eles irem buscar uma para que eu pague. Eles trazem. Mas isso acontece sempre. Ainda não têm o hábito de automaticamente trazerem a nota fiscal. Idem no posto de gasolina, se você pagar em dinheiro. E em muitos outros lugares.

Reclamam que o povo compra produtos piratas. Mas há um motivo para isso. Os que não são piratas - sejam cds, bonés, camisetas, tênis, óculos e muitas coisas mais - são muito, mas muito mais baratos que os "oficiais'. Que, aliás, nem sempre são tão melhores que os piratas. Se o povo quer certos bens e não pode pagar pelos oficiais, vai comprar os piratas, claro. Será que ninguém vê isso?

Ou seja, antes de reclamarmos para o mundo inteiro que os Estados Unidos nos espionem, que tenham vergonha na cara e respeitem seu próprio povo.

2 comentários:

  1. Eu estava em Portland, ME, em julho último, e o cara do estacionamento não tinha troco para a minha nota de cem dólares. O valor a pagar era de dez dólares.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é carente de reforma tributária e política. Gostaria muito de ouvir : Senhor, esta camisa custa R$ 20,00 + taxas. Tb gostaria que a " Garantia " que se pratica aqui fosse parecida à que se pratica lá.

    ResponderExcluir