quarta-feira, 29 de maio de 2013

CATALÃO, GOIÁS


Nem tudo é abandono e roubalheira no espólio das ferrovias brasileiras.

A cidade de Catalão, em Goiás, resolveu restaurar sua estação, que estava fechada desde os anos 1980, com o fim dos trens de passageiros na região. A estação foi construída em 1942 pela RMV - Rede Mineira de Viação e substituiu uma outra, que aparentemente não ficava no mesmo local, que era ponta de linha de um ramal da Estrada de Gerro de Goiaz. Esta última acabou demolida na época.

A restauração da estação atual é anterior a 2004. Não tenho a data. Porém nove anos se passaram desde então e a estação está muito bem conservada. Ela vem sendo utilizada pela Prefeitura de alguma forma. Na realidade, não conheço a cidade, jamais tive a oportunidade de lá estar.

Hoje, Catalão, que era a penúltima das estações da chamada linha-tronco da Rede Mineira (a última era Goiandira), que percorria uma enorme distância de mais de mil quilômetros desde Angra dos Reis, é ponta de linha de um curto ramal que vem desde Goiandira. Nos anos 1980, por causa da construção de uma barragem na divisa dos Estados de Goiás e Minas Gerais, a linha foi cortada e diversas estações intermediárias, desde a cidade de Monte Carmelo, no noroeste de Minas, foram fechadas.

Desde então, a linha dobra em Monte Carmelo para oeste, chegando a Araguari e dali segue para Goiás.

Porém, a cidade de Catalão manteve sua estação viva. É interessante lembrar, também, que a linha da Companhia Mogiana que vinha do Rio Grande, em Jaguara, na divisa mineira/paulista, chamava-se Linha do Catalão. E nunca chegou à cidade. Os planos mudaram, mas o nome se manteve por décadas. A linha da Mogiana acabava em Araguari, no norte do Triângulo Mineiro.

As fotos deste artigo são todas do prédio da estação e foram-me enviadas por Odair Lopes, em janeiro deste ano.

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