terça-feira, 5 de março de 2013

MAIS TRENS DE PASSAGEIROS PARA O BRASIL: MAIS PAPO FURADO?

Trem chinês de alta velocidade
O jornal Valor Econômico de hoje apresenta uma reportagem falando sobre "Planos para trens de passageiros envolvem 9 Estados". Chamam-nos de "trens de passageiros intermunicipais" ou de "trens regionais". Realmente, nomes interessantes e pertinentes, mas, convenhamos, mais um delírio jornalístico?

Como sempre, eu, cá em minhas preces, gostaria muito se tal acontecesse - mas, como sempre, estou descrente dessas iniciativas. Os nove estados em questão são: Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

A reportagem, longa (pode ser vista aqui) e passa por um histórico: "Depois de um levantamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que apontava 64 trechos potenciais de ferrovias que poderiam receber passageiros, o Ministério dos Transportes escolheu 14 trechos prioritários para estudos em 2011. Depois de dois anos, seis estão em execução pelo órgão e um pelo governo de Minas Gerais e devem ser concluídos até o fim do primeiro semestre. Depois dos estudos, serão feitas consultas públicas e a intenção do Ministério dos Transportes é lançar os editais até o fim do ano para que as obras comecem no início de 2014".

Essa história do BNDES vem desde o ano 2000. São treze anos já. Por que acreditar que os editais saiam todos em 2014? Nestes últimos anos, o governo do PT, já há dez anos instalado no país, não aprendeu ainda a gerenciar obras: nem ferroviárias, nem rodoviárias, nem da famosa transposição do São Francisco, para citar algumas somente. Será que, de repente, aprenderiam?

Contra tudo isso, há vários entraves: a má vontade das concessionárias cargueiras, não somente nas linhas operativas quanto nas abandonadas, porque "pode ser que venhamos a usá-las"; o mau estado das linhas operativas (quem cuidará delas? As concessionárias cargueiras ou o concessionário do trem de passageiros? Lembramos sempre que a manutenção para passageiros tem de ser bem mais rigorosa que para os cargueiros)...

Enfim, Deus sabe a resposta. As linhas citadas são: Londrina-Maringá (linha operativa), Bento Gonçalves-Caxias do Sul (linha abandonada há pelo menos dezessete anos, São Cristóvão-Laranjeiras (SE - linha semi abandonada), Recife-Caruaru (PE- linha arrancada), Campos-Macaé (linha semi-abandonada), Itajaí-Rio do Sul (linha arrancada há 42 anos), Campinas-Araraquara (linha de alto tráfego cargueiro), Brasília-Goiânia, Brasília-Luiziânia, Santa Cruz-Mangaratiba (linha com alto tráfego de carga), e Bocaiúva - Janaúva (linha cargueira).

 Os projetos prevêem ainda que os trens atinjam de 80 a 140 quilômetros por hora para encurtar, em alguns casos, o tempo de percurso atual. Se olharmos o que eles pretendem fazer, veremos que, para isso, as linhas já existentes não poderão ser utilizadas - são muito antigas para permitir tal velocidade. Cita ainda Salvador-Praia do Forte (BA), Recife-Porto de Galinhas (PE), Natal-Praia da Pipa (RN) e Fortaleza-Canoa Quebrada, linhas novas, que teriam de ser construídas. Sinceramente, parece mais uma notícia saída de uma tese universitária, onde os alunos põem a imaginação para girar...

4 comentários:

  1. Ralph mais alguma noticia sobre a Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista?

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma noticia. Há uns 3-4 meses recebi um relatorio de atividades e foi só. Não dizem que acabaram mas devem ter interesses muito maiores agora. Nada de surpreendente nisso tudo.

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida! Bom tenho certeza que se sair alguma coisa você com certeza nos informará mesmo que seja apenas mais reuniões e reuniões. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Esses dias entrei na página da ANTT e vi a notícia da criação de um grupo de estudos para implantação de linhas regionais de passageiros, comecei a rir alto, minha mulher achou que fosse alguma piada do Facebook, falei para ela que era quase.
    O TAV era para ser licitado em 2008 (!), o trem do aeroporto da CPTM era para 2010 (!), a transnordestina para 2010 foi para 2014 e agora 2016 (!), a culpa é da exclamação !

    ResponderExcluir