sexta-feira, 29 de março de 2013

BRASIL DESUNIDO


Sud Mennucci (Piracicaba, 1892 - São Paulo, 1948), meu avô materno, escreveu diversos livros sobre também diversos assuntos.

O comentário sobre dois de seus livros acima, ambos lançados em 1932, foi feito na revista "O Malho" e quem o "descobriu" foi o meu amigo Daniel Gentili, de Lins, que imediatamente mandou-me-o por e-mail.

Um dos livros, o "O que fiz e pretendia fazer" relata a (má) experiência que ele teve como Diretor-Geral do Ensino de dezembro de 1931 a junho de 1932, quando teve toda a imprensa contra ele por causa de suas ideias postas em prática para resolver os crônicos problemas do ensino estadual na época. Sei os problemas, mas nunca fui muito a fundo na leitura desse livro, bastante técnico e hoje possivelmente superado (será mesmo?).

Já o livro "Brasil Desunido" é uma pérola. Muito bem escrito e de leitura fácil e que faz com que não queiramos deixar de lê-lo até ele acabar, ele é realmente um livro hoje superado; porém, é um documento do Brasil de oitenta anos atrás e que mostra as ideias de Sud que, em sua opinião, resolveriam o problema da má distribuição de renda nos Estados - nesse tempo, era aquela história de que o país era um trem puxado por uma locomotiva que era São Paulo e por vinte vagões vazios, o número de Estados na época - e isso o torna muito interessante, mesmo que você não concorde com o escritor.

Se alguém quiser lê-lo, ele existe à venda no site http://www.estantevirtual.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário