segunda-feira, 4 de março de 2013

CHINA X BRASIL, A FERRARI CONTRA O JEGUE


É realmente decepcionante ver o que o Brasil não está fazendo na questão ferrovias.

Não sei quanto a China está investindo nas ferrovias dela, mas é muito dinheiro e como uma rapidez muito maior do que nós tartaruguinhas aqui.

Tudo o que sei é que, quando eu era moleque, nos anos 1960, a China era um país atrasado, com um ditador comunista comandando um regime retrógrado e fazendo extermínios em massa. Convém dizer que no início do século XX a China não tinha um regime desses, mas estava muito atrasada em relação aos europeus.

O Brasil, nos anos 1960, por sua vez, começou a investir pesado na sua industrialização, principalmente na parte automobilística, enquanto começava a arrasar suas ferrovias. Ainda assim, somando-se tudo, vislumbrava-se para este país um futuro muito mais brilhante do que para os chineses.

Eis que, cinquenta anos depois, os chineses estão aí ameaçando a supremacia americana no mundo. Somente para citar as ferrovias, eles estão investindo tudo o que as duas fotos que aqui publico sugerem. Trata-se da estação e do pátio ferroviário do trem que liga Beijing, a antiga Pequim, a Shanghai. Sim, é um trem-bala, construído no mesmo tempo em que aqui o governo faz estudos e estudos para o trem-bala São Paulo-Rio e não chega a conclusão nenhuma, porque nem licitação sabe fazer direito.

Tudo o que o Brasil conseguiu nos últimos anos em termos de trens foram algumas linhas turísticas de curtíssimo percurso, muitas delas conduzidas por máquinas a vapor centenárias. É uma vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário