terça-feira, 23 de outubro de 2012

A MAGIA DOS TRENS


Pois é, o trem não existe mais no Brasil. Ou melhor, existe, mas apenas como trens metropolitanos, o velho "trem de subúrbio" muito melhorado. Sim, não podemos esquecer-nos do Vitória-Minas e do trem de Carajás, além do sempre esquecido trem da Estrada de Ferro do Amapá, que são os três únicos trens de passageiros de longa distância que sobraram, quase que como acidente. A imagem acima, de um trem curto, chegando à estação de Itaipava, em Petropolis, em 1918, é uma bela imagem.

Às vezes, no entanto, vem um camarada como eu, que pesquisa no passado em tudo quando é documento, para saber, afinal, como eram os trens dos tempos áureos. Até mesmo nos tempos de chegada do apocalipse, onde eles eram xingados por todos, pois eram ultrapassados, lentos, sujos, quentes, sem horário... mas funcionavam.

A FEPASA foi formada para tentar reavivar os trens paulistas que corriam o risco de desaparecer sob os prejuízos da Paulista, Mogiana, Sorocabana, São Paulo-Minas e E. F. Araraquara. Porém, em cinco anos, depois de fechar a grande maioria dos trens de passageiros das suas ainda viersas linhas, mudou de ideia e passou a prestigiar as cargas somente. Logo no seu início, em 1972, os trens já eram curtos, como este, chegando de São José do Rio Pardo a Itobi, perto do seu destino final, Casa Branca, sob o olhar de duas crianças ao mesmo tempo assustadas e maravilhadas.

Em 1960, perto do fim do último trem de passageiros em "bitolinha" (60 centímetros) da saudosa Companhia Paulista, a estação de Vassununga ainda vê a pequena locomotiva chegar com poucos passageiros que vêm de Santa Rita do Passa-Quatro (abaixo). Não eram trens turísticos esses trens. Eram de verdade, não eram brinquedos, eles serviam a quem deles necessitava. Os números da ganância, no entanto, sempre falaram mais forte e ele desapareceu.

Como desapareceram muitos mais de 1960 a 2001. O que não desapareceu, no entano, foi a magia dos trens, que ainda hoje, faz as pessoas acenarem para eles quando passa um cargueiro no meio do campo, chegando a um pátio, ou mesmo no meio das ruas das cidaes mineiras disputando lugar com os carros. O que explica essa simpatia do homem com uma máquina?

2 comentários:

  1. Vários são os motivos:
    Vou citar os meus,
    Pra quem já viu um trem passar seja de passageiros ou carga a força que ele demonstra, principalmente a locomotiva. Acho que é comparável ao fascínio de ver um avião de grande porte taxiando e levantando voo no aeroporto.
    Quem na infância já não teve um trenzinho de brinquedo?....
    Desenhos animados e filmes (basicamente dos EUA), com e sobre trens .
    Numa maquete, qual o meio de transporte que se movimenta de maneira lógica e única. Que pode ser manobrado como na vida real, etc... etc...

    ResponderExcluir
  2. Ralph, uma vez que o trem entra na nossa vida, ele não sai nunca mais. Tanto a magnitude da Cia Paulista, Central, quanto aqueles ramaizinhos simples do interior, todos tinham seu encanto. Mesmo quando passo por um lugar onde os trilhos foram arrancados, meio que dá pra sentir, como se o espírito do trem ainda rondasse o lugar...

    ResponderExcluir