segunda-feira, 23 de julho de 2012

TREM É TREM E METRÔ É METRÔ?

Trem na estação da Água Branca: trem ou metrô?

Hoje tomei o trem em Jurubatuba pela primeira vez na vida. Apesar de ter ido várias vezes até a frente dessa estação para fotografar ou somente de curiosidade, jamais havia embarcado ou desembarcado ali.

Para chegar nela, cheguei da forma mais inusitada possível: eu havia chegado de carro na empresa MWM, que fica exatamente entre a avenida das Nações Unidas e a linha da CPTM. O carro deu um problema quando fui estacionar. Chamei o guincho do seguro e mandei levar para a oficina. E fiz a minha reunião.

Na saída, perguntaram como eu iria para casa e eu respondi: "de trem, afinal, não posso desprestigiar o meu "hobby"... e eu sabia que a estação era bem perto. O que não sabia era que havia uma saída da empresa pelos fundos, exatamente na frente da estação. Saí por ali e entrei na estação.

Ali, tive de comprar passagem, pois a carga do meu bilhete único havia acabado e toda vez que eu tentei recarregar a máquina estava com problemas. Comprei a passagem e pegunteei para o bilheteiro se ali havia forma de eu tentar recarregá-lo. Ele disse que somente em algumas estações do metrô ou da São Paulo Transporte. Eu perguntei por que não ali e ele disse que ali era trem e não metrô.

Bom, primeiro, ambos usam o bilhete único. Segundo, respondi na lata: "pô, trem e metrô é a mesma coisa". A resposta do bilheteiro? "Não senhor. Trem é trem e metrô é metrô". Fantástico. Atualmente, para mim pelo menos, ambos são iguais. Metrô é apenas um nome que foi dado para o sistema que a Prefeitura de São Paulo criou e investiu nos anos 1970 com um nome diferente, pois naquela época os trens de subúrbio da FEPASA e da RFFSA eram tão ruins que se chamasse a linha Norte-Sul de trem ninguém usaria.

Se a resposta do bilheteiro fosse-me dada há quinze anos, eu até podia engolir. Não hoje. Isso é mau. Significa que há rivalidade entre as duas empresas (que hoje são do Estado) e que isso não deveria acontecer. Sei que é difícil eliminar isso dentro de duas empresas que, se não são a mesma, fazem a mesma coisa e nem concorrem - uma complementa a outra.

Viu, Sr. Jurandir Fernandes?

15 comentários:

  1. Bilheteiro burro e ignorante. Trem e metrô são 2 sistemas de alta capacidade, logo, são a mesma coisa sim. Ou ele acha que no metrô operam discos voadores? ah, vá !

    ResponderExcluir
  2. Tecnicamente falando há diferenças sim entre trem e metrô. O metrô designa um sistema de transporte com certas peculiaridades como o head-way entre composições, distância entre estações, linha totalmente segregada; já o sistema de trens metropolitanos embora tenha tudo o que o metrô tenha há algumas diferenças técnicas e operacionais. Mas tudo é TUST na lingauagem dos técnicos: Transporte urbano sobre trilhos.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, acho que o bilheteiro não sabe tudo isso...

    ResponderExcluir
  4. Entre em contato comigo, tenho algumas coisas que tu vai se interessar, coisas muito antigas sobre o ferro usado na RFFSA de Porto Alegre, até um poste de 1930, casas geminadas dos engenheiros que fizeram a empresa e as estradas de ferro e vergalhões usados para amarrar cavalos no princípio do século

    Meu e-mail é morcegolivre@hotmail.com

    Meu nome é Marcos Kligman

    ResponderExcluir
  5. Então quer dizer que só pq 'trem é trem e metrô é metrô', o usuário não pode carregar o BU em estações de trem. Brilhante resposta.. o.O
    Aliás, qual o motivo da gente não poder recarregar o BU nas estações da CPTM?

    ResponderExcluir
  6. Atualmente, já vi pessoas chamarem a linha 9 de metrô. Se formos analisar, mesmo ambas as empresas pertencentes ao Estado de São Paulo, parece que o próprio Estado criou uma certa concorrência, pois deve temer transformar a CPTM em metrô e queimar o filme do mesmo. Na prática, ambos fazem a mesma coisa. Graaande diferença kkk Abraços.

    ResponderExcluir
  7. A discriminação deve ocorrer por fatores burocráticos mesmo... Empresa vs. Empresa

    Curiosa por exemplo, a Linha 5 - Lilás, que foi construída e por um tempo operada pela CPTM, depois foi transferia para a Companhia do Metrô (Nunca circulei por essa linha, por isso não sei se a bitola é a mesma dos trens CPTM 1,6). E a variante nova da Linha 11 - Coral, que foi construída pela Companhia do Metrô, e entregue à CPTM assim que ficou pronta. Um dia, por curiosidade, vi no Google Earth que trechos dessa linha eram subterrâneos, e tive que passear por ela para ver como era. E não é que realmente tem características de Metrô? Túneis, estações suspensas sobre avenidas (Dom Bosco, por ex). Trem que virou metrô, e metrô que virou trem, respectivamente...

    ResponderExcluir
  8. Bravissimo, Ralph:
    Trem é trem, mesmo! Metrô é Metrô...Vivo dizendo isso aos meus patrões (na Alesp), que você conhece! A cultura das empresas é totalmente diferente. Veja o segurança do Metrô e o do trem- a começar pela postura. Disse isso ao presidente da CPTM dia desses. Eu que muito usei o trem na vida, na zona leste, sei a diferença. O próprio passageiro tem atitude diferente, mas as coisas estão mudando. Para o Mike digo que a bitola da linha 5 é igual à da linha 4, ou seja 1,435, segundo o secretário Jurandir Fernandes. A linha já nasceu diferente do padrão anterior. O expresso leste tinha um padrão visual do metro linha 3. Era para integrar e dar cara nova. O Covas sabia que podia melhorar, gastando pouco. Mas trem é esculhambação. As estações desativadas continuam lá. Desci numa delas, porque o trem quebrou e tive que pular grade para sair na plataforma do metrô. Ridículo! Um dia vai melhorar. Tenha fé!

    ResponderExcluir
  9. Não falo tecnicamente. Isso é bobagem. Todos são trens e funcionam. Não acho que a CPTM seja uma esculhambação. A única diferença é que usa linhas velhas. Aliás, a mudança de bitola na linha 4, isso sim é esculhambação. Onde já se viu um mesmo sistema ter duas bitolas? Todas as desculpas apresentadas para isso são ridiculas. Abração

    ResponderExcluir
  10. Realmente, Ralph, acho que o pior disso tudo foi usar outra bitola na linha 4. Ao invés de padronizar o sistema, ficam colocando mais diferenças. Devem ter feito isso já pensando em importar trens usados sem precisar mudar a bitola. E quanto à CPTM, atualmente está melhor que o Metro, esse trem aí da foto, o CAF é ótimo, não tenho do que reclamar. É rivalidade mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Quanto ao Bilhete Único, a questão é meramente burocrática; CPTM e Metrô (com "M" maiúsculo) são duas empresas diferentes e por isso têm contratos diferentes, e por algum motivo bizarro o contrato da CPTM foi suspenso ou algo do tipo, o que acabou por suspender a recarga de bilhetes nas estações.

    e quanto à diferença entre trem e metrô, creio que grande parte da confusão veio quando a empresa que operaria os metrôs foi batizada de Metrô. CPTM é CPTM e Metrô é Metro, indiscutível, mas trem e metrô (com "m" minúsculo) são a mesma coisa... Aliás, na hora da propaganda o governo faz questão de mostrar as duas lado a lado, mas não para equiparar e sim para dizer que agora o trem é tão bom quanto o Metrô. ou que a CPTM é tão bom quanto o metrô?

    ResponderExcluir
  12. ...hum hum "motivo" bizarro! olha na minha modesta opinião não passa de sem vergonhice mesmo, daqueles que geram os "negòcios", me entende? nossos empreendedores e governantes sò nnao são piores "por falta de espaço"...o bom de tudo isso, por assim dizer, é que esta nas nossas mãos de tudo mudar, voto é coisa séria e importante, mesmo aqueles que são infelizmente analfabetos, semi-analfabetos, iletrados, incultos ou até mesmo ignorantes, enfim boa parte da nossa querida e sofrida população, precisa da ajuda daqueles que previlegiados, possuem todas as qualidades requeridas para bem votar!assim num futuro "pròximo" poderemos ter enfim algo pra chamar de governo...bom!

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente, a maioria das pessoa se acostuma a ser maltratada, a receber esses "coices" como resposta de funcionários geralmente semi-analfabetos que, por deterem o "puder" por esse breve tempo em suas mãos, entendem que podem e devem se transformar em ditadores supremos, identificando-se com o opressor. Isso me arrasa, tem que botar a boca no mundo mesmo!!!

    ResponderExcluir
  14. Coitado do bilheteiro, ele é apenas um funcionario super explorado e que recebe ordens do Estado Opressor

    ResponderExcluir