quarta-feira, 18 de julho de 2012

A ERA DE OURO DOS CINEMAS EM SÃO PAULO

O primeiro dia do Cine Cruzeiro, na Vila Mariana - 28 de julho de 1943

Nos primeiros anos da década de 1940, em plena Guerra Mundial, diversos cinemas foram inaugurados em São Paulo. Cinemas "de rua", que hoje praticamente não existem mais. 90% ou mais dos cinemas estão hoje confinados dentro de shopping centers.

Vejamos o ano de 1943, em reportagens ou fotos de qualidade ruinzinha tomadas nos arquivos do jornal Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo). Todos os que estão mostrados nesta postagem foram inaugurados nesse ano.

Para mim, o mais representativo foi o Cine Cruzeiro. Localizado na rua Domingos de Moraes, em frente ao Largo Ana Rosa, seu prédio ainda existe e hoje é totalmente ocupado por uma loja dos supermercados Pão de Açúcar. Eu jamais assisti a um filme nesse cinema, mas era um marco de "onde eu estava", na minha infância. Quando meus pais iam de carro para a casa de minha avó na Vila Mariana pela avenida Paulista, a passagem pelo Cruzeiro queria dizer que estávamos muito perto do destino.
O anúncio da inauguração do Cine Cruzeiro

No final dos anos 1960, no entanto, ele já era considerado um "pulgueiro". Deve ter fechado nos anos 1980, não sei bem. Havia um pulgueiro pior, mas era mais antigo: o Phenix, na esquina da Joaquim Távora com a Domingos de Moraes, prédio que não existe mais.

Outros cinemas inaugurados nesse ano foram: o Cine Piratininga, no Braz...
Abertura do Cine Piratininga

...o cine Ipiranga, na (já) avenida do mesmo nome, na cidade - o prédio ainda existe, mas está fechado.
Inauguração do Cine Ipiranga

Na rua Voluntários da Pátria, foi aberto o Cine Hollywood, um prédio que já desapareceu (segundo me disseram)...
Inauguração do Cine Hollywood, em Santana

...e o Cine Carlos Gomes (onde?).
Inauguração do Cine Carlos Gomes... não descobri onde era.

7 comentários:

  1. Cines Paulista, Marachá, Paulistano, Picolino, Lar, Biarritz, Graúna estão entre os muitos outros cinemas de bairro que desapareceram há décadas.

    ResponderExcluir
  2. vendo que vc. gosta de lembrar dos cinemas que já existiram, segue link para baixar um pdf de salas de cinemas antigos de São Paulo. A leitura é interessante e tem imagens desses cinemas que "sumiram" do mapa. Segue o link: http://www.centrocultural.sp.gov.br/livros/pdfs/salas.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviado por e-mail por Carlos Augusto Leite Pereira: Sobre sua postagem de 18.07, há uma maneira de se descobrir o endereço dos cinemas de S.Paulo e ABC. É entrar no acervo Folhasp e consultar a programação diária dos cinemas que é publicada, até hoje, na Folha Ilustrada. Assim, numa edição de novembro de 1965 eu ví que o Cine Carlos Gomes ficava na Lapa, na rua 12 de outubro número 92. Este número ainda existe e no local funciona uma loja Americana, mas parece que o prédio original foi derrubado e outro foi construído no local. O cinema deve ter acabado em 1968 pois em 1969 ele já não aparece na programação.

      Excluir
  3. Ralph, existem dois mapas, 1951 e 52 (atualização) no site da PMSP que mostra os cines e teatros da época, e nesse quarteirão mostra uma indicação. Muito provavelmente é o Cine Carlos Gomes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Veja no Youtube trailer do filme "Bonita como nunca" que inaugurou o Cine Cruzeiro:
    https://www.youtube.com/watch?v=adcleBqeCiM&list=PLbyDlhWkUgCKYiE9pTwdXo_ttGMC9YHUl

    ResponderExcluir
  5. Cine Carlos Gomes ficava na Rua 12 de Outubro, 46 ou 72 no bairro da Lapa.

    ResponderExcluir
  6. O Cine Carlos Gomes se situava na Rua 12 de outubro, onde hoje é às lojas Americanas, ele foi de propriedade de meu tataravô, Carmino Perrucci,

    ResponderExcluir