Crianças em terras do Grupo Escolar Rural Dr. Kok, em Piracicaba - 1946. Acervo Sud Mennucci
.
Meu avô Sud Mennucci interessava-se por todas as notícias sobre escolas em São Paulo. Principalmente as de Piracicaba, cidade em que nasceu e onde foi Delegado Regional do Ensino por quatro anos, de 1921 a 1925, ano em que veio para São Paulo a convite de Julio de Mesquita Filho para ser redator no jornal O Estado de S. Paulo.
Sud era professor primário formado e nada mais. O resto, aprendeu sozinho. Tanto que era jornalista desde pelo menos 1910, quando tinha apenas dezoito anos de idade e mandava, das cidades do Interior onde morou - Cravinhos, Piracaia. Dourado, Belém do Pará, Porto Ferreira e Campinas artigos que eram publicados em jornais das próprias cidades, em Piracicaba e em São Paulo - além de outras cidades, eventualmente.
Basta dizer que assumiu o cargo de Delegado Regional em Campinas, onde ficou do final de 1920 ao final de 1921, tendo apenas vinte e nove anos e nenhum curso universitário.
Mapa do município de Piracicaba em 1934. Notem a área urbana à direita e a área rural à esquerda, em mapas separados e em diferentes escalas. Todos esses bairros rurais ainda existirão? Os grupos, que não são mais "rurais", existirão ainda? A cidade englobava ainda Xarqueada, hoje município (Charqueada). Em ambos pode-se ver as linhas da Sorocabana, que entrava na cidade do sul para o norte, passando pelo centro urbano, enquanto a linha da Cia. Paulista entrava pelo oeste e não chegava ao centro, mas à sua própria estação, situada ao sul da cidade
.
Nos anos 1910, 1920 e 1930, Piracicaba tinha uma importância relativa muito maior para o Estado do que tem hoje. Diversos escritores viveram lá nessa época - além de Sud, também Thales de Andrade, Leo Vaz, Lourenço Filho e outros. E Sud ainda teve como "padrinho" nada mais, nada menos, do que Monteiro Lobato.
Até o fim de sua vida (1948), ele queria saber tudo o que podia sobre as escolas, principalmente na área rural. Vejam, por exemplo, o mapa do município de Piracicaba datado de 1934 e que está no seu acervo, herdado por mim. É difícil acreditar que hoje em dia ainda existam homens como Sud. Hoje, vemos políticos como Cid Gomes como ministro da Educação e ficamos assombrados. Será que Cid guarda também reportagens, artigos e tudo o que deveria lhe interessar sobre o assunto? Terá ele tido a experiência que meu avô teve, de dar aula em cidades pequenas e vilas rurais por anos e anos? Chega, pois senão meu avô não vai parar de se revirar no caixão.
Mostrando postagens com marcador professores. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador professores. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 20 de março de 2015
sexta-feira, 19 de março de 2010
"PROFESSORES"
Foi-se o tempo em que a escola era respeitada por professores e por alunos, como a de São Simão, em fotografia de 1928São estes baderneiros que neste momento estão fazendo passeata tomando toda a avenida Paulista, em São Paulo, parte do corpo dos professores paulistas? Esses irresponsáveis estão dando aulas para nossos filhos? São estes sujeitos que não respeitam regras de civilidade e de educação ao prejudicarem todo o trânsito já caótico da cidade de São Paulo, já tomada normalmente pelo caos?
São estes malucos que deveriam ensinar essas regras para as nossas crianças os mesmos que estão provocando uma enorme bagunça nas ruas de São Paulo no pior dia da semana, a sextra-feira, simplesmente para reclamar de salários e de promoções por mérito? Quer dizer, então, que eles ganham mal e por isso fazem com que toda uma cidade para por isso? Querem que não exista promoção por mérito?
Então, qualquer um pode ser professor. Se não precisa provar que é bom, qualquer pessoa pode exercer o cargo e fazer o que bem quiser para "educar" nossas crianças. Será coincidência que estes irresponsáveis estão fazendo toda esta baderna numa sexta-feira - aliás, a segunda sexta-feira, pois há uma semana já o fizeram, parando o trânsito em todo o centro expandido. E querem que o povo os apoie?
Não, eles querem mesmo é sabotar a candidatura do governador Serra. Torcem enormemente para que a polícia se descontrole e descambe para a violência. Como parece que isto não aconteceu até agora, é possível que alguns desses pseudo-educadores de araque tentem se matar sozinhos para depois colocar a culpa na Polícia e por tabela no governador.
Não, não estou defendendo Serra. Aliás, nem gosto muito dele e acho que a política de educação dele não está levando a muita coisa. Não está porque o que houver eventualmente de bom na sua política será sabotado pelos pseudo-professores, e o que houver de ruim será ressaltado em altos brados pelos mesmos irresponsáveis.
Faz muito tempo que não existe ensino de qualidade no Estado. E pelo visto vai piorar, com esses arruaceiros. Sugiro que vão todos para a rua incondicionalmente, pois, caso contrário, o que se esperar da educação de nossos filhos? Só que, de outro lado, Serra não vai fazer isso, pois é candidato. Eu particularmente preferia que deixasse de ser e demitisse a todos eles. Seria lembrado por isso. E bem lembrado por quem tem a cabeça no lugar.
Marcadores:
Estado de Sao Paulo,
professores,
Sao Paulo
Assinar:
Postagens (Atom)

