quarta-feira, 6 de setembro de 2023

DÚVIDAS SOBRE A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ATIBAIA (2023)

 

Prédio da estação atual de Atibaia em 2017. Foto: Juliano Zambrota

A estação da cidade de Atibaia foi inaugurada em 1884 na linha-tronco da Estrada de Ferro Bragantina (ligando a estação de Campo Limpo, na então ferrovia chamada de São Paulo Railway) à cidade de Bragança, esta hoje chamada de Bragança Paulista).

Em 1914 passou a fazer parte do novo ramal de Piracaia, desativado em 1967, com o fim deste ramal. A estação ferroviária de Atibaia ficava então no limite da cidade do mesmo nome; desativada em 1967, até 2015 abrigou uma escola. Neste mesmo ano, a Prefeitura quis fazer obras viárias em volta da antiga estação e a população entendeu a ação como uma ameaça ao velho prédio, pedindo então o seu tombamento pelos órgãos competentes. 

Porém, em reportagens e horários de trem da E. F. Bragantina original, que funcionou de 1884 a 1914), quando a ferrovia somente tinha uma linha que ligava as estações de Campo Limpo e de Bragança, esta mais tarde renomeada como Taboão), havia a citação de uma estação nessa linha chamada de Atibaia  (vejam caixas abaixo, de 1884, 1886 e 1889). 

Fica a dúvida sobre a estação de Caetetuba, que consta ter sido aberta em 1914 para dali sair o novo ramal de Piracaia. Seria Caetetuba a estação de Atibaia reformada, tendo passado a se chamar Atibaia a estação aberta nesse novo ramal em 1914? Não consegui obter estas confirmações.

A estação com o nome da cidade, citada mais abaixo, de 1889 e de 1890, teria sido a antiga Caetetuba, que então ainda teria o nome de Atibaia? Ou era uma estação em lugares diferentes da atual Caetetuba e da atual Atibaia? Lembremos que os tempos de viagem entre Bragança e Atibaia na época eram quase iguais ao de Bragança a Caetetuba. A questão segue sem ter sido esclarecida.

Em 2017 os prédios das estações desativadas de Atibaia ainda estavam em pé.

Sei que o tema é confuso. Alguém pode ter mais dados do que eu para esclarecer esta dúvida? Para tentar simplificar, existiu em alguma época uma estação ferroviária  com o nome Atibaia diferente da existente hoje, antes de 1914, ano em que o atual prédio foi construído?

Veja também http://www.estacoesferroviarias.com.br/a/atibaia.htm e http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/caetetuba.htm, páginas de meu site Estaçoes Ferroviarias do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário