terça-feira, 15 de agosto de 2023

A ESTAÇÃO DO RIO TIETÊ EM SÃO PAULO (1947)

 


ACIMA: Desenho publicado no jornal A Gazeta Esportiva em 1947 mostrando as ruas e edificios, além de outros detalhes para a implantação de uma raia de competições no rio Tietê em conjunto com outros prédios na região da ponte da avenida Cruzeiro do Sul. A "estação Central" que se vê do lado esquerdo da foto corresponde ao prédio a ser a ser construído para atender à linha que atenderia à ferrovia para São Sebastião.

Durante os anos 1930 e os anos 1940, os jornais paulistanos de vez em quando ecreviam sobre planos para a construção de uma estação ferroviária às margens do rio Tietê, principalmente para atender à E. F. Central do Brasil, na altura de onde hoje está a ponte da avenida Cruzeiro do Sul.

Esses planos partiram, ao que parece, da ferrovia, pois ela queria de lá construir uma linha férrea até o porto de São Sebastião, que fica em frente à cidade de Ilha Bela e que nunca teve movimento significativo de navios.

Isso certamente suscitou polêmicas entre os principais interessados no empreendimento, como, por exmplo, os do Porto de Santos, que com isto certamente perderia cargas para o porto de São Sebastião, além dos da rodovia Anchieta e até os da via Anhanguera, que hoje liga a cidade de São Paulo ao interior do Estado. Estas duas estradas de rodagem estavam em início de construção em 1940.

Sem entrar muito nas discussões e de tráfico de influência que seguiram em trâmite por muito tempo, o fato é que a ferrovia jamais foi construída.

Por outro lado, a atual estação do Tietê deveria ter seu leito acompanhando a atual avenida Marginal - que ainda não existia, mas que ficou em planejamento por muitos anos até ser completada em seus diversos trechos. chegando à movimentadíssima avenida de hoje em dia. Tal fato só seria possível se o rio sofresse um processo de retificação, demoradíssimo e que levaria décadas até ficar pronto.

A movimentação de terras foi imensa ao longo do rio, onde duas avenidas, uma em cada margem, foram entregues, basicamente, na virada so século XX para o XXI. Como construir uma ferrovia antes de se completar a retificação Tietê?

O leitores mais velhos poderiam certamente imaginar quais outros interesses haveriam de surgir durante todos esses anos.

Finalmente, a prefeitura tinha a ideia de construir em todo este gigantesco complexo uma obra a mais: uma raia de competições de náutica, remo e natação (que, aliás, existiam já havia tempos no local ainda com suas curvas diversas). 

Esta últimas desapareceram já nos anos 1940 devido à intensa poluição do rio, problema que até hoje se tenta reolver sem grande êxitos.

A figura ao topo deste artigo mostra o que foi publicado em 6/11/1947 pelo jornal A Gazeta Esportiva, mostrando como estavam mesta data os planos para a execução do complexo - que nunca saiu. 

O que realmente aonteceu foi a entrega de uma raia olímpica no bairro do Butantan, no rio Pinheiros, a oeste da cidade, no campus da Cidade Universitária - essa sim, funcionando dos anos 1960 até hoje.

Quanto ao mapa publicado no início do artigo, mudou praticamente em tudo comparado à situação de hoje - veja imediatamente abaixo:


ACIMA: O mesmo local, hoje, totalmente modificado (Google Maps, em 15/08/2023)

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