Segundo o
site da Band, o Governo do Estado de São Paulo qualificou a retomada do projeto
de concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ). Nele estão
incluídos a linha férrea, estação e ativos imobiliários. O anúncio foi feito em
28 de fevereiro último pelo governador Tarcísio de Freitas.
O
investimento previsto de R$ 160 milhões será aplicado na modernização e reforma
da estrada eletrificada, considerando trilhos, embarcações e outros
equipamentos.
A linha
férrea tem 47 quilômetros de trilhos, que contam com oito serviços ferroviários:
Trem de Subúrbio, Trem Turístico de Piracuama, Trem do Mirante, Bonde
Turístico, Bonde Turístico Urbano, Maria Fumaça, Trens Temáticos de Turismo e
Trem de Serra. Eles atendem as cidades de Pindamonhangaba, Santo Antônio do
Pinhal e Campos do Jordão.
A linha tem seis estações: Pindamonhangaba, Expedicionária, Piracuama, Eugênio Lefévre, Abernéssia e Emílio Ribas, além de diversas paradas e estribos ao longo de sua extensão.
Depois de um desastre com mortes ocorrido há mais de seis anos no trecho da serra (em 4 de novembro de 2016), a linha vinha operando apenas com os bondes turísticos urbanos, na cidade de Campos de Jordão. O trecho da serra estava desativado e em estado de abandono e até o trecho de subúrbios de Pindamonhangaba, que atendia diversas paradas, depois de ter continuado o funcionamento por algum tempo, parou, com a quarentena da Covid-19 (no início desta e não voltou a operar).
Agora, com um governador que aprecia e vê necessidade em trens de passageiros, talvez as providências realmente sejam tomadas.
Fontes: https://www.band.uol.com.br/band-vale/noticias/estrada-de-ferro-campos-do-jordao-16586182 e https://blogdogiesbrecht.blogspot.com/2023/03/e-f-campos-do-jordao-mais-e-nao-mas.html
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