quarta-feira, 8 de março de 2023

E. F. CAMPOS DO JORDÃO: MAIS (E NÃO MÁS) NOTÍCIAS (2023)

 
                                      

A estação de Campos do Jordão em 1980

Segundo o site da Band, o Governo do Estado de São Paulo qualificou a retomada do projeto de concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ). Nele estão incluídos a linha férrea, estação e ativos imobiliários. O anúncio foi feito em 28 de fevereiro último pelo governador Tarcísio de Freitas.

O investimento previsto de R$ 160 milhões será aplicado na modernização e reforma da estrada eletrificada, considerando trilhos, embarcações e outros equipamentos.

A linha férrea tem 47 quilômetros de trilhos, que contam com oito serviços ferroviários: Trem de Subúrbio, Trem Turístico de Piracuama, Trem do Mirante, Bonde Turístico, Bonde Turístico Urbano, Maria Fumaça, Trens Temáticos de Turismo e Trem de Serra. Eles atendem as cidades de Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão. 

A linha tem seis estações: Pindamonhangaba, Expedicionária, Piracuama, Eugênio Lefévre, Abernéssia e Emílio Ribas, além de diversas paradas e estribos ao longo de sua extensão.

Depois de um desastre com mortes ocorrido há mais de seis anos no trecho da serra (em 4 de novembro de 2016), a linha vinha operando apenas com os bondes turísticos urbanos, na cidade de Campos de Jordão. O trecho da serra estava desativado e em estado de abandono e até o trecho de subúrbios de Pindamonhangaba, que atendia diversas paradas, depois de ter continuado o funcionamento por algum tempo, parou, com a quarentena da Covid-19 (no início desta e não voltou a operar).

Agora, com um governador que aprecia e vê necessidade em trens de passageiros, talvez as providências realmente sejam tomadas.

Fontes: https://www.band.uol.com.br/band-vale/noticias/estrada-de-ferro-campos-do-jordao-16586182 e https://blogdogiesbrecht.blogspot.com/2023/03/e-f-campos-do-jordao-mais-e-nao-mas.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário