sexta-feira, 3 de março de 2023

A ESTAÇÃO DE BAIRRO ALEGRE (2011-2023)

                                
                         A estação de Bairro Alegre em 2023 - jornal O Município

Em fevereiro de 2011, doze anos atrás, aqui neste mesmo blog, publiquei um artigo sobre esta ex-estação da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro.

Eu falava então sobre o abandono das antigas e desativadas estações ferroviárias em São Paulo e no Brasil. No caso, era a estação de Bairro Alegre, no município de São João da Boa Vista e que atendeu aos passageiros e cargas de 1910 a 1976, quando foi desativada pela FEPASA.

Os anos se passaram e a estação foi se deteriorando. Pelo ramal, ainda hoje passam trens praticamente todos os dias, com cargas proveniente da estação de Bauxita, já em Minas Gerais. Quando acabar o minério de alumínio ali, acaba o tráfego no ramal - e o próprio ramal.

Será que a prefeitura da cidade não acompanha o processo de deterioração deste prédio, bem típico das estações da Mogiana das duas primeiras décadas do século passado? Não sei, realmente, se este prédio pertence à Prefeitura, desativada que foi já há muitos anos. 

Será que a população do bairro não se importa com o que está acontecendo? E sem apoio dos vizinhos, não haverá muito o que se fazer para evitar que o local se transforme numa praça sem qualquer vestígio de lembranças do que um dia foi uma estação que embarcou e desembarcou milhares de passageiros nestes 112 anos que por ali passaram desde que ela foi entregue ao serviço da velha ferrovia.

Até 2022, o prédio pertencia à União. Existe algum processo de tombamento do imóvel para evitar que o prédio caia de uma vez? É bom correr com o restauro do edifício, ele não vai aguentar muito ali, à beira da rodovia que liga Aguaí a Poços de Caldas e cercado cada dia com mais mato.

Ontem, um jornal da cidade retratou a estação de Bairro Alegre. Agora vai?

Postagem de 22/02/2011: https://blogdogiesbrecht.blogspot.com/search?q=bairro+alegre 

A estação e sua história: http://www.estacoesferroviarias.com.br/b/balegre.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário