quarta-feira, 15 de novembro de 2017
1924: AS RODOVIAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO
Mapa das rodovias paulistas na região mais próxima a São Paulo (aproximadamente 130-150 quilômetros de raio a partir da Capital), publicado em O Estado de S. Paulo de 28/12 1924.
Essas rodovias eram ainda todas em terra batida, nenhuma era asfaltada, macadamizada ou concretada.
O que já existia não mudou tanto assim em termos de percurso.
A São Paulo-Itapetininga é a atual Rodovia Raposo Tavares.
A São Paulo-Conchas é hoje a Rodovia e bastante recente. O primeiro trecho (São Paulo-Itu) havia sido inaugurado dois anos e meio antes (1922) e hoje chega até o rio Paraná, com o nome de Marechal Rondon - se bem que este nome hoje somente existe a partir de Itu para o interior. O trecho de 1922 não tem mais esse nome há anos. Parte dele (Barueri-Pirapora) chama-se Estrada dos Romeiros.
Já a São Paulo-Limeira não é hoje a Anhanguera, que foi construída nos anos 1940 em trajeto próximo à antiga estrada, mas não ocupa os leitos desta.
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Eu acho que antes disso já tinha sido construido o "ramal de Rio Claro", que ligava a estrada para São Paulo até a cidade de mesmo nome, passando atualmente pelas cidades de Cordeirópolis e Santa Gertrudes. Um relatório do governo já citada este trecho como concluido entre 1924 e 1925
ResponderExcluirNossa bem interessante, eu já passei por quase todas as rodovias de caminhão.
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