quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CONCORRÊNCIAS DA FEPASA - 1974

Velhas locomotivas a vapor em Cordeiropolis, 1970 (acervo A. C. Belviso).

Pelo menos nos anos 1970, quando a FEPASA foi constituída em São Paulo (novembro de 1971), não eram incomuns as concorrências para a venda de "materiais inservíveis" da ferrovia. Este material eram locomotivas a vapor, vagões, carros, terrenos e outros materiais, geralmente sucateados.

As concorrências eram públicas e anunciadas em jornais.

Como este, por exemplo, em que a FEPASA oferece sete locomotivas a vapor, que podiam ser vistas em diversos pátios da ferrovia: até 20 de março de 1974, os interessados podiam obter o edital na sede da companhia, que era na estação de Julio Prestes. As locomotivas, "inservíveis e no estado em que se acham", podiam ser vistas nos pátios de Canaã (em São Simão), Fradinhos (parada da ex-E. F. São Paulo a Minas (em Altinópolis), Usina Junqueira (na estação de Coronel Quito, em Igarapava, divisa com Minas Gerais) e Ribeirão Preto.

Quais locomotivas elas eram e se foram todas vendidas mesmo, é uma incógnita para mim.

Nas semanas anteriores, abriram-se concorrências para a venda de parte do leito da linha férrea do antigo ramal de Tabatinga, da ex-Araraquarense; de um terreno próximo à estação de Ibitiúva (em Pitangueiras); e de um horto florestal inteiro junto à estação de Pequi (em Uberlândia, MG), da ex-Mogiana.

É interessante que essas vendas aconteciam, em média, dez anos depois da desativação desses bens. Interessante, também, saber que hoje, quarenta anos depois, ainda haja tantos terrenos, edifícios e até material rodante que ainda estejam em mãos da RFFSA, sucessora da FEPASA ea partir de 1998. Ou os editais foram minguando ou muita coisa não se tenha conseguido vender. O fato é que a FEPASA pouco a pouco foi se tornando uma bagunça administrativa e este tenha sido um dos motivos pelos quais tanta coisa continuou em suas mãos por tanto tempo. Tivesse ela vendido todo o seu patrimônio inservível durante os anos em que ainda existiu (até 1998), teria possivelmente reduzido tm muito os seus imensos e constantes prejuízos, causados por uma péssima adnibistração e influência grande demais de políticos à sua volta.

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