quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A HISTORIA SECRETA DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS - PARTE IV

Restos da velha Franca. Foto deste autor em 2006
.

Mais um parecer assinado por meu avô Sud Mennucci, membro da Comissão das Divisas Municipais, cuja função foi explicada no artigo que foi o primeiro capítulo desta série.

Neste fala-se da criação de um distrito na cidade de Franca, no Norte paulista. O texto data de 3 de julho de 1934 e a ortografia é a da época.

"A documentação de que vem instruido o processo da criação do distrito de paz de Alto da Estação, na cidade de Franca, hão deixam margem a duvidas quanto á legitimidade da medida, e esta Comissão não tem, portanto, a opor a que realize o desejo dos moradores interessados.
A estação de Franca, ho centro-direita da foto. Autor e data desconhecidas. Aí seria o "Alto da estação"
.

"As divisas propostas, contudo, não satisfazem, pois criam reentrancias e saliencias que não se explicariam num plano metodicamente organizado. O novo distrito, inteiramente voltado para Oeste, vai, entretanto, entestar com o Estado de Minas Gerais, do lado de Leste, e por meio de uma exigua faixa de terra, imprensada entre o distrito de Franca e o de Cristais. Do lado do Sul, as terras do distrito de Restinga insinuam-se , como uma cunha, até quasi o predio da Estação, dentro da séde do novo distrito. Tudo isso é irregular. Mas não há o que concertar, assim por partes, desde que é o defeito de muitos, de quasi todos os municipios grandes de São Paulo. E para refazer uma divisa, seria mistér refazer todas as divisas internas, depois de haver emendado todas as fronteiras de todos os municipios do Estado. E tal cousa só pode ser feita em plano de conjunto.

"A Comissão propõe, pois, para abreviar, que as divisas entre os dois distritos urbanos da cidade de Franca se tracem, como propõe o sr. Prefeito, "pelo ribeirão dos Bagres, até as suas cabeceiras e daí a rumo á cabeceira do ribeirão dos Corrêas, até as divisas com o Estado de Minas Gerais". Como todo o resto do municipio de Franca tem divisas traçadas para todos os seus distritos, nada mais será necessário acrescentar para que o novo distrito tenha limites fechados e liquidos.

"Ainda em outro ponto: o nome de "Alto da Estação" afigura-se-nos longe e sem maior significado, Parece que se dissesse "distrito de paz da Estação", "tout court", ficaria melhor, sem deixar de indicar o local em que se encontra a séde.

"São Paulo, 3 de Julho de 1934 (assinado) Sud Mennucci."
Centro de Franca e o Jardim Publico, à frente da igreja matriz. Autor e data desconhecidos
.

Nota do neto de Sud: Para quem conhece um pouquinho de Franca, o centro da cidade está "separado" do espigão da estação ferroviária da cidade - que há trinta e quatro anos não tem trilhos nem a estação funciona como tal (além de estar em semi-abandono, utilizada somente em parte como rodoviária) - por um vale profundo, onde corre o córrego dos Bagres, citado acima.

Se o distrito foi efetivamente criado nessa época e com que nome, e se ainda existe, desconheço as respostas. Posso, no entanto, afirmar que, nessa época, descer do trem na estação e dali dirigir-se para o centro da cidade era razoavelmente, digamos, desconfortável. A maioria das ladeiras era em terra e, a pé, devia ser um barreiro só, e um esforço bastante razoável, levando-se em conta que a distância não é tão grande assim.

Franca hoje em dia é uma cidade agradável, mas infelizmente com um certo ranço de decadência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário