sábado, 17 de setembro de 2011

SANTOS: O ABANDONO DO TÚNEL DO MARAPÉ


Caros leitores, apresento-lhes, como diversas vezes, notícias que não costumam aparecer nos jornais. Pena que elas sejam em geral más notícias.

No caso, recebi hoje fotografias do túnel do Marapé, o túnel ferroviário por onde passava a linha do ramal de Juquiá da antiga Sorocabana. Este túnel foi construído por volta de 1912 pela Southern São Paulo Railway, empresa que, no ano de 1925, foi encampada pelo governo paulista e entregue à administração da Estrada de Ferro Sorocabana.

Os trens do ramal passaram por ali até 2008. Eram então cargueiros, os de passageiros foram desativados em 1997. Depois disso, o túnel ficou totalmente abandonado. Hoje é reduto de drogados e traficantes de drogas. O estado dele é lastimável, como se pode ver pelas fotografias enviadas por Marcos Antonio Nobrega.

Como se vê, cada cidade paulista tem hoje a sua cracolândia. Nada mais lamentável. Nada como ter um governo que pouco se importa com esse tipo de coisas.

2 comentários:

  1. Pois é; É UMA PENA, É LAMENTAVEL VER ESTE TUNEL FERROVVIÁRIO QUE POR ANOS FOI PASSAGEM DE TANTOS TRENS, ASSIM NESTS ESTADO DEPLORAVAL!

    QUANTO AO ABANDONO DELE, CULPA DO DESCASO DAS AUTORIDADES COMPETENTES PARA COM O MESMO.
    MAS EM PARTE, POR CULPA DE UMA PARCELA DA PRÓPRIA POPULAÇÃO AÍ DA BAIXADA SANTISTA, QUE ERA CONTRA E FEZ DE TUDO PARA RETIRAR DE CIRCULAÇÃO, OS POUCOS TRENS CARGUEIROS QUE AINDA PASSAVAM POR ESTE TRECHO DESTE RAMAL FERROVIÁRIO, ENTRE SAMARITÁ, SÃO VICENTE E SANTOS.
    OS CERCA DE APENAS 04 TRENS DE CARGAS QUE PASSAVAM PELO RAMAL, ATRAVESSANDO ESTA REGIÃO DE SANTOS E SÃO VICENTE, "QUE DIGA-SE DE PASSAGEM CHEGOU E FOI CRESCENDO AS MARGENS DESTA FERROVIA, BEM DEPOIS QUE A MESMA JÁ ESTAVA IMPLATADA", ERA O PROBLEMA DO MUNDO PARA A PARCELA DOS HABITANTES, PORQUE "BUZINAVAM , APITAVAM" ALERTANDO SOBRE A PASSAGEM NAS TRAVESSIAS, CRUZAMENTOS (PN`S).

    ALIAS NÃO SÓ AI NA BAIXADA, MAS EM MUITAS LOCALIDADES DO ESTADO, OS MORADORES RECLAMAM SOBRE A FERROVIA E O BARULHOS DOS TRENS, QUE APITAM ANTES DE PSAAR PELAS TRAVESSIAS. ENGRAÇADO É QUE ESTAS PESSOAS VÃO MORAR AO LADO DA LINHA DO TREM, MUITO DEPOIS QUE A MESMA JÁ ESTÁ LÁ, E FICAM RECLAMANDO. MAIS OU MENOS IGUAL AO SUJEITO QUE VAI MORAR AO LADO DO AEROPORTO E NÃO QUER OUVIR BERULHO DE AVIÃO, PORQUE FICA INCOMODADO. "FRANCAMENTE VIU!!!"

    VOLTANDO AO ASSUNTO DO TUNEL FERROVIÁRIO NA BAIXADA, REALMENTE DA DÓ DE VER ESTA SITUAÇÃO DE ABANDONO NÃO SÓ DO TUNEL, MAS DAPROPRIA FERROVIA EM SÍ. MAS NAO BRIGARAM TANTO PRA RETIRAROS POUCOS CARGUEIROS QUE POR AI PASSAVEM???...
    ENTÃO; AGORA ESTÁ DO JEITO QUE O "POVO" GOSTA!
    TIVESSEM OS CARGUEIROS CIRCULANDO, A FERROVIA ESTARIA OPERACIONAL E O MÍNIMO DE MANUTENÇÃO ELA TERIA, NÃO ESTANDO NESTE TOTAL ESTADO DE ABANDONO!

    PARABÉNS AUTORIDADES COMPETENTES!
    PARABÉNS PREFEITURAS DE SÃO VICENTE E SANTOS! PARABÉNS A PARCELA DA POPULAÇÃO QUE BRIGOU PELA SAIDA DOS TRENS!
    AGORA ESTÁ DO JEITO QUE VOCÊS TANTO QUERIAM!

    "REALMENTE, UMA PARCELA DA POPULAÇÃO, TEM AQUILO MESMO QUE ELA MERECE!!!"

    ResponderExcluir
  2. Amigo, estou viajando em seu blog.

    Cheguei atraído por informações sobre o Alto de Pinheiros, meu bairro de nascença e sobre o Jaguaré, onde resido atualmente.

    Estou lendo tudo desde o mais recente post, e eis que chego na primeira foto do túnel.
    Inacreditável, talvez, mas eu nunca utilizei essa ferrovia, mas quando bati o olho na foto me lembrei de um sonho que tive tempos atrás, não sei nem precisar quanto tempo.

    É o mesmo túnel do sonho.

    Que coisa fantástica, uma lembrança que veio do nada, um simples sonho entre tantos outros que eu nunca me lembro.

    Parabéns pelo espaço, e continue trabalhando.

    De um cara que ama os automóveis, mas que reconhece o valor e a necessidade, ainda hoje, das ferrovias e toda sua plenitude.
    Obrigado!

    ResponderExcluir