sábado, 9 de julho de 2011

A TURMA DO BUND´S

Quem não me conhece pode ficar surpreso pelo fato de eu ler revistas em quadrinhos até hoje. Afinal, escrevi três livros e ainda tenho sites na Internet. Tenho, no entanto, meu lado infantil. Aliás, não somente leio, como também cheguei a desenhar histórias em quadrinhos, dos meus 6 até meus 18 anos. Era péssimo desenhista, mas eu me divertia.

O mais curioso eram os nomes que dei para os personagens que criei. Esses nomes foram dados quase todos quando eu iniciei meus desenhos, com 6 anos em 1958. O primeiro que desenhei eu não criei: copiei da televisão. Foi o Pica-pau. E aí tive de arranjar uns amigos para ele. E arrumei um, que me inspirei no Hortelino Trocaletra (alguém lembra dele?), o sujeito que tinha uma espingarda e queria impedir que o Pernalonga comesse suas cenouras.

Então, com meu desenho ruinzinho, copiei a cara dele, mantendo-o careca, mas sem desenhar as orelhas (dava muito trabalho) e o chapéu (idem). E dei um nome para ele: Bund´s. Sim, esse nome mesmo, com o apóstrofo. Por que, não sei. Minha mãe ficou horrorizada, mas o nome se manteve.

Aos poucos, criei uma família para ele. Ele era casado com a Bunda. Sim, se ele era Bund´s, sua esposa tinha de se chamar aquilo mesmo. Era a minha lógica. Mas como mamãe ficou mais horrorizada ainda, então eu a afastei das histórias. Porém, ele tinha dois filhos: o Sit´s e a Sita. Esses apóstrofos não tinham razão de ser, mas eu os achava interessantes. O curioso era que o menino era careca também. Não me perguntem se ele raspava os cabelos com máquina zero ou se era defeito de nascença, eu não tenho esses detalhes. Já a Sita era a cara do pai e do irmão, mas usava um rabinho de cavalo - obviamente, ela tinha cabelos.

O Bund´s tinha seis irmãos, todos homens. Eram o Bond´s, o Tion´s, o Horsírio, o Maluco, o Sapelo e o Mole. Por que esses nomes? Não sei. Eu os inventei. Não queriam dizer absolutamente nada. Bem mais tarde, eu descobri que em Mato Grosso houve recentemente um governador com o nome Orsírio. Sem o h. Acho que o pai dele leu alguma revista minha (se bem que a tiragem era sempre uma só por edição).

Há uns 20 anos descobri também que existe uma ilha no litoral da Carolina do Sul, EUA, que se chama Sapelo. Também acho que copiaram de mim sem pagar direitos autorais. Não é possível que duas mentes que jamais se conheceram possam ter pensado em um mesmo nome tão idiota. Já o Mole tinha esse nome porque era o goleiro de um time muito ruim, cujo nome era Pamão. Os outros integrantes do time de futebol também tinham nomes de gente que era ruim de bola, como Perneta, Perna-de-pau etc. Eles sempre perdiam de goleada para um outro time chamado Super. Só não sei se o pai do Mole sabia que ele ia ser ruim de bola para pôr um nome como esse ou se foi coincidência mesmo.

Finalmente, havia a turma do mal, com dois bandidos. Um era o Assassino. Ele usava máscara e chapéu e também era careca. Não matava ninguém, apesar do nome. Aliás, era a cara do Bund´s e dos seus 6 irmãos. Não sei se era bastardo. E tinha também o Bandido da Praia, que tinha esse nome porque somente praticava crimes em locais com areia. Se não havia areia, ele não era criminoso.

As revistas foram esquecidas num canto em casa e assim estão até hoje. Tiveram pelo menos um admirador, que foi meu filho Alexandre.

3 comentários:

  1. Podia ter escaneado uma capa para ilustrar o texto.

    ResponderExcluir
  2. Devem ser parentes do Bond, James Bond. Acho que todos nós temos nossos personagens imaginários, na qual descarregamos nossas emoções e sentimentos. Eu próprio tenho os meus, e hoje passo horas agradáveis escrevendo histórias deles no computador. Quem vai ler? Não sei, pelo menos é um derivativo para a imaginação e para tirar o stress. Quanto a ler quadrinho, não acho estranho alguém mais velho ler e gostar de gibis, meu pai está com 63 anos e se lembra muito bem das antigas historinhas do Pato Donald, Tio Patinhas, Mickey e outros que haviam naqueles tempos. Continue com seu lado infantil, Ralph. Cada dia percebo mais que quem conserva ele ou é amante da ferrovia ou gosta de quinquilharias antigas. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha... ótimo! Devia, como disse o Alexandre, escanear algumas páginas (não só a capa)...

    ResponderExcluir