sábado, 16 de janeiro de 2010

NEVE NOS TRILHOS


Enquanto lemos nos últimos dias sobre alguns descarrilamentos de trens na Europa, que tem um inverno bastante forte neste ano (o último que vi foi na Polônia), aqui no Brasil é raro, mas acontece.

Meu pai sempre se lembrava da nevasca em Curitiba de 1927. Ele viu, ele morava lá nessa época e tinha 6 anos de idade. Lógico que as linhas foram cobertas de neve. Em 1975, voltou a nevar na cidade – e recentemente vi uma fotografia do pontilhão da rua João Negrão, que dava saída para os trens que partiam da estação velha, coberto também da neve branca.

O que é comum na Europa e nos Estados Unidos é aqui um fato que deixa história. São Joaquim, em Santa Catarina, não tem ferrovia – mas tem neve quase todos os anos. Esta é a mais famosa cidade do Brasil em termos de receber nevascas. Outras, porém, também as têm de vez em quando.

Uma delas foi Ijuí, no norte do Rio Grande do Sul, onde existe uma foto que já vi em diversos lugares, de uma locomotiva a vapor no pátio da estação e a neve caindo sobre ela e o pátio (vejam acima – autor desconhecido). A data correta parece ser 1968. Digo "parece" porque já vi essa mesma foto com outras datas.

Ela dá um ar poético para quem nunca vê neve, ou somente vê quando visita o hemisfério norte, Bariloche ou os Andes.

Por outro lado, ainda bem que no Brasil neva pouco, quase nada – as coisas já são uma bagunça, os motoristas são em geral mal educados, já imaginaram o que aconteceria com o trânsito numa cidade grande coberta de neve? Ou com os telhados de muitas casas construídas com telhados chatos ou até mesmo com inclinação que impossibilitaria o escorregamento da neve acumulada?

Um comentário:

  1. A foto em que aparece a Maria Fumaça em meio a Neve foi batida na cidade de Ijuí pelo fotográfo Ildo Weich. Ele registrou lindas imagens do tapete branco e gelado que caiu do céu no dia 24 de agosto de 1965. Maiores detalhes da foto, do dia que caiu muita neve no interior do RS, poderão obter visitando o blog: http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com.br/2013/07/muita-neve-na-cidade-de-ijui-e-regiao.html

    ResponderExcluir