quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

SUJEIRA PAULISTANA

Fotografia tomada do cruzamento em 4/12/2009 por Cristian Araújo, quando a chuva o alagou. O grande volume de sujeira que boiava não aparece: ele está na água junto à calçada embaixo do prédio, for da fotografia. Em primeiro plano, a avenida Faria Lima, com Pinheiros para a esquerda e Itaim para a direita; em segundo, a Rebouças sentido cidade. No canto esquerdo da foto, os carros saindo do vértice formado pela Eusébio Matoso e Rebouças, vindas da Marginal.

São Paulo, pelo tamanho que tem (maior cidade em população da América do Sul), era uma cidade relativamente limpa até alguns anos. Reconheço que não é fácil cuidar da limpeza de detritos e lixo numa cidade complicada como está a Capital do Estado mais rico do Brasil.

Porém, há que se ter vontade e seriedade por parte da Prefeitura. Infelizmente, isto não está ocorrendo, nitidamente. Há inúmeras denúncias na imprensa falada e escrita com relação a contratos de varrição e recolhimento de lixo nos últimos anos e mesmo de falta de seriedade quando se trata deste assunto. Não sei se as denúncias são verdadeiras ou não, mas que há excesso de lixo, isso há – não preciso da imprensa para notá-lo.

No local que frequento quase que diariamente – esquina das avenidas Faria Lima e Eusébio Matoso – a situação está cada vez mais crítica. E nem é um problema somente de limpeza. Antes de falar disto, basta olhar para o fato de que construíram um túnel nesse cruzamento – direção Eusébio-Rebouças – que desemboca em um sinal, o da Pedroso de Moraes, fazendo com que ele viva sempre congestionado. Além disso, mantiveram o sinal da Faria Lima sobre o túnel para os ônibus cruzarem a pista por cima. Só os ônibus – porque os carros têm de sair da Rebouças (ou da Eusébio Matoso, se vierem da Marginal), entrar na Faria Lima e dar a volta lá na frente em retornos com semáforos. Não dá para entender – os faróis para os ônibus atrapalham tanto quanto se fossem também para automóveis. Depois, se há um túnel, porque continua o cruzamento sobre ele? Meu Deus, que engenheiros de tráfego temos. Gastaram uma fortuna com um túnel praticamente inútil.

E a limpeza, ou melhor, a sujeira, em volta desse cruzamento é algo que não condiz com o que eu pensava da cidade há alguns anos atrás. Os pequenos jardins feitos nos canteiros centrais das avenidas e no vértice das avenidas Rebouças e Eusébio Matoso estão sem cuidados e cheios de lixo. Barracas de “ambulantes” aos poucos vão aumentando em número, e com isso o lixo, já que “ambulante” nenhum limpa a sujeira que deixam ele e os clientes.

Motoristas de táxi e motociclistas saem na contra mão da rua Manduri - rua que sai da Faria Lima um quarteirão depois da Rebouças no sentido do Itaim e vai para a Marginal - e não respeitam a faixa de pedestres nessa rua, com grande tráfego de pedestres. Já há uma cobertura feita de lona plástica sobre a calçada para abrigar motoristas do sol, dando um efeito horrível ao visual que já sofre com o lixo e pontas de cigarro que eles deixam por ali.

O cruzamento das avenidas tem inundado a cada chuva que cai, trazendo uma infinidade de lixo de todo o tipo. De onde vem tudo isso? Das calçadas, das sarjetas, dos jardins, dos bueiros e das bocas de lobo... note-se que a única lata de lixo que existe e que fica ao lado da banca de jornais está com a porta lateral aberta e não tem um recipiente para conter o lixo, ou seja, é uma “caixa” de concreto que não serve para nada.

Juntando tudo isso, a microrregião está virando uma maloca. E se eu for descrever tudo o que eu tenho visto no município em termos de lixo, meu blog não falará de outra coisa.

7 comentários:

  1. Olá Sr. Ralph, boa noite.
    Antes de ser um problema político, a questão do lixo é um problema cultural. Nós, brasileiros, temos o costume de querer transferir uma responsabilidade que, antes de tudo é nossa. Como esperar do governo, nesse país? Não sabemos nem votar direito...
    Outro exemplo: A maioria dos pais modernos larga o filho na frente da TV, e espera que ela o eduque. Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Ralph. A gestão do lixo (dos resíduos, melhor dizendo) é um assunto que ainda encontrará um dirigente sensível que perceba que esse segmento é uma alavanca para o desenvolvimento da cidadania, para a reinserção de tantos marginalizados por um sistema excludente. Gerir o lixo de forma democrática, includente, e não de forma oligopolística, corporativa. Esse dia não tarda, sob pena de nos afogarmos em misérias de diversas ordens. O importante é nos indignarmos, como você faz, escrevendo. E nos fóruns adequados, propor soluções. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Só vai melhorar quando se entender que tem de punir o governo omisso e também os habitantes, pobres ou ricos, que atiram tudo no chão, rios, bueiros etc. Por enauqnto, não se pune ninguém. Veja a Vila Pantanal. O sujeito inva de a varzea e quando perde tudo, a Prefeutira tem de dar abrigo para ele. Mas ele é irregular! Por outro lado, se é irregular, por que a Prefeitura não o tirou de lá antes? Tudo é difícil neste país.

    ResponderExcluir
  4. Ralph, tenho fotografado a nojeira que se transformou SP e enviado as fotos a pessoas especificas que ocupam cargos nas diversas secretarias da PMSP exigindo providencias. Enfatizo que medidas duras como vigilancia e punição devem ser adotadas com a população e com carrinheiros que teimam em largar detritos/entulho pelas calçadas. Nenhum bairro de SP escapa mais dessa praga.Meus pedidos são olimpicamente ignorados pela Adm.seguramente porque prefeitos e vereadores temem
    repercussão eleitoral nessa atitude.
    A educação por si só não virá nunca, precisa ser imposta, se preciso com multas pesadas.
    Mais facil será ensinar Platão aos porcos que ver o brasileiro mudar de atitude voluntariamente.
    Luiz Carlos Hummel Manzione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, Socorrao-noooooosssssss Poliricos filhos de putas podres, ve se na rua deles é assim ! Mesmo q a culpa seja do ze povinho quwm governa é os políticos !!!! k7

      Excluir
  5. Concordo com você em tudo. Só mesmo com insistencia se conseguirá algo... talvez. Enquanto isso, nos infartamos...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir