domingo, 27 de setembro de 2009

CARROS ANTIGOS

Em mais um documento do tempo dos Afonsinhos, datado de 1940, o “Levantamento Estatístico dos Veículos Registrados no Estado de São Paulo durante o ano de 1940”, da “Directoria do Serviço de Trânsito do Estado de S. Paulo – 1ª Secção – Estatística”, batido a máquina e com marcas de água suja (quem terá jogado água no documento de cinco folhas?), podemos extrair alguns dados no mínimo curiosos.

Havia exatos 32.905 automóveis (ou veículos de tração motora) na Capital de São Paulo. 19.836 automóveis particulares, 2.301 de aluguel (táxis), 7.925 caminhões, 834 ônibus, 624 motocicletas, 35 mototriciclos (?) e 1 “outros”, além de veículos do serviço público (ambulâncias, carros de presos etc.).

A relação diferenciava quanto aos “tipos” também: Sedans estavam em primeiro lugar, com 15.918 unidades.Depois, vinham “turismo”, “coupê”, “coach”, “barata”, “cabriolet” e outros menos votados.

E por marca? Ford e Chevrolet lideravam entre os automóveis: respectivamente, 11.159 e 10.853. Longe delas, a terceira colocada era a International. Depois vinham 71 diferentes marcas e as “outras”. Havia nesse meio Rolls-Royce, Studebacker, Fiat, Austin, DKW, Lincoln, Lincoln Zephyr, Chrysler, Mercedes, e outras estranhas, como Henschel, Graham Peige, Fargo, Erekine, De Soto, Auburn, Oackland, Wippet...

Ainda havia a “tração animada”, onde lideravam as bicicletas, seguidas muuuuuito de longe pelas “carroças 2 rodas com molas” e pelas “carrocinhas de mão” – o popular “burro sem rabo”. Havia 71 triciclos e apenas um carro de boi em todo o município... e também existiam “aranhas rural”, “aranhas com rodas de borracha” e “aranhas com rodas de ferro”. Realmente, não sei o que é (era) isto.

Na relação do interior, havia 38.784 veículos motor. Havia mais caminhões do que automóveis particulares. Como na Capital, a Ford e a Chevrolet lideravam facilmente e tinham números quase iguais. E a tal da International era a terceira colocada também. Em motocicletas, lideravam a NSU, seguidas da DKW e da Harley-Davidson.

Não tenho a menor ideia de quantos carros, caminhões, ônibus, motocicletas e carros de boi existem hoje em dia por todo o Estado. Nem quantas marcas. Só sei que há demais.

O sujeito que se dispôs a fazer essa lista deve ter tido um trabalho imenso. Como essa lista veio parar nas mãos de meu avô eu não sei. Como veio parar na minha mão mais de 50 anos depois eu sei.

Esses carros, que sofriam pra burro junto com seus chaffeurs trafegando em ruas e estradas de terra e vivendo em atoleiros foram realmente heróis. Poucos deles devem ainda estar inteiros nas mãos de colecionadores ou enferrujando em algum terreno baldio. Meus respeitos a todos eles.

Um comentário:

  1. Olá sr. Ralph,

    Num local chamado "Villa da Mooca" - Rua Curupacê 420, existe uma exposição permanente de uns 30 veículos antigos. Tudo de um dono só, inclusive da tal vila, que resolveu abrir seu acervo pra todos.

    ResponderExcluir