sexta-feira, 28 de agosto de 2009

AINDA SOBRE OS FUSOS HORÁRIOS

Carlos Augusto Leite Pereira mandou-me hoje um e-mail esclarecendo sobre os fusos horários no Brasil, que transcrevo a seguir:
"Antigamente não havia fusos horários. Havia apenas a hora local. Nos países cristãos era a igreja matriz de cada cidade que determinava a hora daquela cidade. As demais seguiam a matriz. O relógio da matriz era acertado pela passagem meridiana do sol. Como a Terra gira 360º em 24 horas, a cada 15º há uma diferença de uma hora, ou 4 minutos por grau. Assim, S.Paulo que fica 46º 38' W e o Rio a 43º 10' W têm uma diferença de aproximadamente 3,5º ou 14 minutos (3,5 x 4). De Recife (34º 53') ou Porto Alegre (51º 15') a diferença para o Rio é de aproximadamente 8º o que dá uma diferença de aproximadamente 32 minutos para mais e para menos respectivamente. De Brasília (47º 52') para o Rio a diferença é de quase 5º ou 20 minutos. Muita gente pensa que a hora de Brasília é determinada pelo meridiano que passa por lá. Não é. Pela convenção dos fusos horários ficou determinado que o meridiano central de cada fuso é o meridiano múltiplo de 15º contados a partir do meridiano de Greenwich, o fuso teria 7,5º a leste e 7,5º a oeste deste fuso central. Assim, a hora de Brasília é determinada pelo meridiano 45º W (este meridiano passa perto de Ubatuba e Cachoeira Paulista, em S.Paulo, e dentro de Lavras em Minas Gerais), e a faixa do fuso vai de 37,5º W a 52,5º W. Foi por isso que com a mudança da Capital Federal do Rio para Brasília não houve mudança de hora. As 2 cidades estão dentro do mesmo fuso. Se fosse seguir com rigor os limites de cada fuso, as Capitais nordestinas da costa leste teria a hora de Fernando de Noronha e não Brasília.
A ABERT está tentando unificar todos os fusos do Brasil para aumentar a audiência dos programas de TV. Já colocaram o Acre num eterno horário de verão. Se unificarem, o sol vai nascer em Cruzeiro do Sul (AC) (72º 38') 2 horas e meia depois de Recife. Um absurdo, mas a Globo é poderosa
".

2 comentários:

  1. No final de 2011 houve um fato curioso sobre fusos horários. É que a República de Samoa resolveu mudar de dia. Durante décadas ela acompanhou sua vizinha Samoa Americana. Ficavam as 2 no fuso GMT-11. Como nenhum país adota o fuso GMT-12 então lá era o último lugar do planeta a entrar no dia de hoje (às 8 da manhã em Brasília). Acontece que a República de Samoa começou a aproximar-se da China e a afastar-se dos Estados Unidos. O primeiro ato de "rebeldia" foi eliminar o West do nome que os diferenciava da Samoa Americana, cujos habitantes ficaram furiosos. Em 2011 o "golpe final": Eles pularam o dia 30 de dezembro indo diretamente de 29.12 para 31.12, ficando no mesmo dia que a China e não mais com os Estados Unidos.
    O curioso é que a grande mídia ignorou completamente esta notícia. Não acredito que tenha sido por motivos políticos não, embora a maioria das agências de notícias seja alinhada com os EUA. É que eles só estão antenados em desgraças, catástrofes, guerras, atentados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samoa não é uma república. É uma monarquia parlamentarista. Peço desculpas pelo erro.

      2. O Acre voltou a ter o 4º fuso horário à partir de novembro de 2013, voltando a ser 2 horas mais cedo que Brasília. É acompanhado por 13 municípios do extremo-sudoeste do estado do Amazonas.

      Excluir