domingo, 31 de maio de 2009

VIAGEM DE TREM A MOGI, COMO NOS VELHOS TEMPOS

Hoje fui a Mogi das Cruzes, convidado por um amigo da CPTM para a viagem de inauguração do trem turístico que partirá da Luz para essa cidade. A cada 15 dias, este trem fará o percurso sempre num domingo. A composição é formada por uma locomotiva diesel-elétrica RSD-3 da ALCO e dois carros que pertenceram à Fepasa (e hoje são de propriedade da ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), todos reformados e pintados em cores novas com o logotipo da CPTM.

Foi a própria CPTM quem tomou a iniciativa de promover este trem, ela que já opera outro trem turístico, que parte também a cada 15 dias da estação da Luz para Jundiaí pela linha da antiga E. F. Santos a Jundiaí. Este, que já existe há cerca de 2 meses, é um sucesso de público, tendo já esgotadas as passagens até o próximo mês de agosto.

A viagem a Mogi, no entanto, é bastante diferente da que é feita para Jundiaí. Enquanto nesta última há alguns trechos de paisagem rural, para Mogi a paisagem é urbana em praticamente todo o percurso. O trem segue a cerca de 45 km/hora, com exceção de dois trechos curtos onde há obras, obrigando a composição a rodar em velocidade bem mais baixa.

O trem passa pelas estações em que durante os sete dias da semana os TUES (trens unidades elétricos) da CPTM param com seus metropolitanos. Ele segue pela linha principal da antiga Central do Brasil até a estação (já de há muito desativada) de Sebastião Gualberto e ali entra para a variante de Poá, passando por São Miguel, Itaim e Itaquaquecetuba até reencontrar a linha principal em Calmon Viana. Dali segue até a estação central de Mogi das Cruzes.

No caminho, podemos ver as estações novas e as modernizadas recentemente pela ferrovia. O aspecto da linha da variante de Poá é bem melhor do que costumava ser ata dois anos atrás. No caminho ainda podem se ver algumas antigas casas de turma da Central do Brasil, simples e bonitas, principalmente as que existem após a estação de Comendador Ermelino. O percurso é feito em 1 hora e 45 minutos.

Como era uma viagem inaugural, houve bandinha na recepção e também discurso do Prefeito... essas coisas. Em Mogi, a partir da primeira viagem aberta ao público, que deve ocorrer no dia 14 de junho, deverá haver uma série de opções para os passageiros do trem passarem parte do dia na cidade.

Não há como se deixar de cumprimentar os funcionários da CPTM responsáveis por estas iniciativas que, embora apenas uma vez por semana, fazem voltar a dar como opção as viagens de trens de longo percurso em São Paulo.

2 comentários:

  1. E que façam mais linhas e mais percursos =)

    ResponderExcluir
  2. E deverão vir, se depender do Airton, da CPTM. Paranapiacaba, São Roque, Aparecida...

    ResponderExcluir