domingo, 10 de maio de 2009

AS CASINHAS DA RUA CAMIRANGA

Sabe onde fica a rua Camiranga? Nem eu – ou melhor, sei, descobri ontem. É uma vila sem saída, travessa da rua da Consolação (parte estreita) entre a alameda Lorena e rua Oscar Freire, lado esquerdo de quem desce. Ou seja, é uma daquelas inúmeras vilas de casinhas que existem ainda nos Jardins – e que existem também em outros bairros mais antigos de São Paulo.

Várias delas já desapareceram. Muitas foram cercadas por portões para evitar o estacionamento de carros de pessoas que não moram ali, ou de visitantes indesejáveis. São como prédios de apartamento horizontais, com a vantagem de não terem telefone e de terem quintal, o maior deles comunitário, a própria rua.

As vilas têm diversas idades, e as casinhas são de períodos que variam do final do século 19 até, sei lá, anos 1980, época em que os condomínios fechados de casas, que no município de São Paulo são geralmente pequenos, começaram a ser construídos – com a diferença de que neste caso as ruas não são públicas desde o início. A portaria sempre existiu neles.

A rua Camiranga, que originalmente talvez não tivesse nome, pois estas vilas quase sempre eram localizadas por número (algo como rua tal, número 26, casa 4), vai desaparecer? É a impressão que ficou ontem, quando meu filho Alexandre, visitando um prédio na rua Bela Cintra (paralela à Consolação), fotografou as casas da vila sendo demolidas. Pelo menos algumas delas (foto acima).

O que me intriga não é somente a memória da cidade indo para o espaço, mas principalmente o fato de que estas vilas são muito procuradas hoje em dia pelo sossego. Embora em muitos casos junto a enormes prédios em seus fundos, elas são ainda um oásis de tranquilidade em meio ao transito caótico e os prédios com populações muito maiores à sua volta.

Depois, se for verdade o que falaram para meu filho ontem, não seria construído nenhum prédio lá. Então, qual terá sido a razão da demolição da vila – ou de parte dela? Construir uma ou mais casas novas? Estacionamento? (Meu Deus!) Quintal? Só os donos dos terrenos poderão responder... ou o futuro: aguarde um ano para ver. É certo que essas casas são em muitos casos obsoletas em termos de distribuição interna e às vezes precisam de uma reforma tão grande que se pensa em derrubar... será que as estruturas delas estavam comprometidas? Pode ser. Mas que é uma pena, é.

Para ver a ruazinha e a posição da rua, veja o link http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=r.+bela+cintra,+2032,+s%C3%A3o+paulo,+sp&sll=37.0625,-95.677068&sspn=34.313287,79.101563&ie=UTF8&ll=-23.562069,-46.668978&spn=0.001212,0.002414&t=h&z=19

Nenhum comentário:

Postar um comentário