sexta-feira, 1 de maio de 2009

FERIADOS

Hoje é feriado no Brasil todo. Dia do Trabalho. O que isso significa para você? Provavelmente nada. Para ser sincero, nem para mim. Era melhor que fosse mantido, com o nome simples de “Feriado Nacional”, sem ter título. Por que? Porque o Dia do Trabalho é uma homenagem ao trabalhador no Brasil e no mundo. E daí? Justamente neste dia não se trabalha, nem se pensa nele, nem paramos para pensar no seu significado.

Não estamos a fim de pensar nele, só de aproveitar o feriado. Além do mais, quem se interessa pelo seu significado? Somente os dirigentes sindicais e algumas pessoas do Governo que querem lucrar com a ingenuidade de quem ainda acha que essas pessoas farão algo por eles. E haja gente que ainda acredita nisso.

São poucos os feriados que fazem as pessoas pensar no seu significado, e acredito que estas pessoas diminuem em número cada vez mais. Natal, Ano Novo (o óbvio), Páscoa, Dia da Independência, Sexta-feira Santa, Corpus Christi (este, será mesmo?). Dia da República? O que faz pensar que a República foi melhor para o Brasil do que o Império? Impossível de se comparar, pois não temos dois governos paralelos, claro. Podia ter sido melhor ou pior ou mais ou menos igual manter a Monarquia. Vá saber.

Aniversário do Município. Para quê? Quem se importa com a própria cidade? O que significa para o povo realmente um determinado município ter sido instalado? Neste caso, porém, o significado vai depender do município – mas quantos existem por aí que jamais se desenvolveram e são antros de pobreza? Carnaval. Em teoria, nem feriado é, mas todo mundo faz ser, exceto em alguns lugares do Sul. Em São Paulo, dia 9 de julho. As velhas gerações ainda pensam nos coitados, buchas-de-canhão que foram mandados para as frentes de batalha e acreditavam que poderiam fazer algo de bom (sem saber que Vargas já havia mandado esvaziar o Arsenal de Guerra de São Paulo). Sofreram para sustentar vaidades ou por acreditar que poderiam fazer um Brasil melhor. Estes talvez sejam os únicos que mereçam (ainda) esse feriado.

Fazer feriados simplesmente por fazer não tem sentido algum em um País que ainda não está maduro para pensar um pouco para que eles realmente deveriam servir – exceto descansar ou ir para a praia e montanhas. Aliás, nem há mais desfiles por causa dos feriados. Eles faziam algum sentido patriótico na época em que nada havia para se fazer num dia livre – época em que não existia televisão, Internet, o transporte era difícil e caro... Hoje, só quem não tem mesmo nada para fazer vai ver um desfile – quando eles existem.

E aqui estou eu em casa no Dia do Trabalho escrevendo isto. Pouca gente lerá. E, se ler, vai concordar?

Um comentário:

  1. Sobre a parte "O que faz pensar que a República foi melhor para o Brasil do que o Império? Impossível de se comparar, pois não temos dois governos paralelos, claro. Podia ter sido melhor ou pior ou mais ou menos igual manter a Monarquia. Vá saber." -- concordo plenamente.

    E como você disse no outro post, um "golpe de estado" criou a República, e até hoje o "comemoramos" (quer dizer, existe o feriado, que nada mais é que um dia de folga para se ir a praia, fazer churrasco etc.)

    ResponderExcluir