sábado, 23 de janeiro de 2016

TREM SÃO PAULO A PORTO ALEGRE (QUANDO HAVIA)

Estação de Itararé.

O ano era 1969. Em termos de ferrovias brasileiras, especialmente trens de passageiros, bastante próximo ao "fim dos tempos".

O Guia Levi ainda conseguia manter vários horários de trens pelo Brasil, mas muitas linhas, especialmente ramais curtos e também alternativas de horários para trens ainda funcionando já tinham sido eliminadas.

Por exemplo, este foi o ano em que, no início de janeiro, acabaram os trens em três ramais da Companhia Paulista - ramal de Jaboticabal, ramal de Ibitinga e também o ramal de Olímpia (sendo que eles eram apenas restos de ramais maiores, erradicados dois anos antes). No Paraná, o ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe iria também "para o saco" até o final do ano,

Havia ainda ligação ferroviária de São Paulo com Curitiba, Uruguaiana, Santana de Livramento e Porto Alegre. Porém, era apenas um horário diário. A outra hipótese era usar trens mistos - mas que também eram escassos e, ainda por cima, mais demorados.

De acordo com o lendário Guia Levi, este de março de 1969, o único trem de passageiros - não o misto - fazia naquela época o seguinte horário:

O trem partia da estação Julio Prestes, em São Paulo, às 22:30 e chegava em Iperó às 1:10 da madrugada. 2 horas e 40 minutos de percurso, parando apenas em três estações intermediárias: São Roque, Mairinque e Sorocaba. Havia mais dez trens da Sorocabana que faziam o mesmo trajeto, por dia - e o último diário era o único que dava correspondência com o que, em Itararé, dava correspondência com o trem da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC) que seguia para o sul.
Estação de Ponta Grossa.

De Iperó (onde o trem permanecia por treze minutos) a Itararé, eram mais seis horas e trinta e cinco minutos em 266 quilômetros. O trem partia às 1:23 e chegava em Itararé âs 7:58. No percurso, o trem parava em somente nove estações intermediárias: Tatuí, Itapetininga (por quinze minutos, para troca de locomotiva elétrica para diesel), Angatuba, Engenheiro Hermillo, Buri, Itapeva, Itanguá, Engenheiro Maia e Ibiti. De São Paulo até aqui, os passageiros mantinham seus carros, sem baldeação - apenas troca de locomotivas em Iperó e Itapetininga.

Em Itararé, a espera era de 32 minutos. Não acho que havia baldeação, somente novamente troca de locomotivas (divisão de comboio). Às 8:30 da manhã ele partia para Ponta Grossa. Os carros da composição se dirigiam também a Curitiba. Na RVPSC, havia as paradas passavam a ser realizadas em praticamente todas as estações. Eram vinte e três no percurso - Coronel Isaltino, Sengés, Tucunduva, Rio do Bugre, Fábio Rego, Samambaia (a sorte era que, após 1964, uma parte deste tortuosíssimo percurso já havia sido retificada), Jaguariaíva (onde parava por trinta e quatro minutos, para transbordo de passageiros para o ramal do Paranapanema e para refeição - a estação possuía restaurante), depois Cilada, Diamante, Presidente Castilhos, Joaquim Murtinho, Pedreira, Espalha-Brazas, Piraí do Sul, Tijuco Preto, Caxambu, Iapó, Castro, Tronco, Carambeí, Boqueirão, Pitangui e Rio Verde. A maioria das paradas desde Itararé até aqui era de lugarejos, parte deles perdida no mato.

O trem chegava a Ponta Grossa às 15:20, depois de 227 quilômetros e seis horas e cinquenta minutos de viagem. Ali novamente o comboio se dividia. Parte ia para Curitiba, parte seguia para o sul. A parada era de vinte minutos. Havia restaurante na imponente estação da cidade, hoje desativada, desde 1983. A esta altura, já estaríamos viajando há 16 horas e cinquenta minutos.
Estação de Porto União da Vitoria.

A viagem recomeçava às 15:40. O trem para Curitiba esperava mais: saía às 16:00. Mas o nosso ia para o sul, saía antes e percorria por dez horas os 245 quilômetros de viagem até União da Vitória, na divisa do Paraná com Santa Catarina. Passava e parava em vinte e uma estações: Rio Tibagi, Roxo Roiz, Guaragi, Valinhos, Rio das Almas, Teixeira Soares, Diamantina, Fernandes Pinheiro, Florestal, Irati (onde para por trinta e um minutos; a estação tinha um restaurante), Engenheiro Gutierrez, Rebouças, Rio Azul, Minduí, Mallet, Dorizon, Paulo Frontin e Vargem Grande e Paula Freitas.

Em União da Vitória, uma parada de quarenta minutos; A estação estava (rigorosamente) metade no Paraná (na cidade de União da Vitória) e metade em Santa Catarina (metade na cidade de Porto União). Foi construída em 1942, numa cidade que já havia sido dividida em 1917 pela linha do trem.

Todo mundo sobe no trem novamente - se é que muita gente descia; era alta madrugada e a estação não tinha restaurante. O trem partia à 1:40 e tinha de cruzar agora todo o Estado de Santa Catarina até chegar ao rio Uruguai, onde, do outro lado do rio e já no Rio Grande do Sul, encontrava a estação de Marcelino Ramos.

Para chegar ao destino, o trem sobe quase 600 metros em 60 quilômetros para chegar ao ponto mais alto da linha, a estação de Mattos Costa e, daí, descer todo o vale do rio do Peixe, acompanhando o rio em todas as suas curvas até alcançar o rio Uruguai. A composição parava em todas as estações intermediárias - Eugenio de Mello, Achilles Stenghel, Nova Galícia, Cerro Pelado, Maquinista Molina, Matos Costa, General Dutra, Calmon, Anhanguera, Presidente Penna, Adolfo Konder, Caçador, Leite Ribeiro, Tiburcio Cavalcanti,Rio das Almas, Ipomeia, Gramado, Videira, Pinheiro Preto, Tangará, Engenheiro Gois, Ibicaré, Luzerna, Herval D'Oeste, Itororó, Barra Fria, Leão, Capinzal, Avaí, Barra do Pinheiro, Piratuba, Uruguai e Volta Grande.
Estação de Marcelino Ramos.

Treze horas e vinte minutos e 391 quilômetros depois, às 15:00, cruzamos o rio Uruguai e chegamos a Marcelino Ramos. Nota: este local é uma das mais belas paisagens do Brasil. Já estávamos com 41 horas de viagem,

O trem partia novamente quarenta e cinco minutos depois de chegar. Havia restaurante na estação à beira do Uruguai. Agora a ferrovia era outra: a Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Depois de rodar acompanhando este rio por um trecho, ele entrava pelo Rio Grande do Sul adentro, para buscar o novo destino: a cidade de Santa Maria, a 14 horas e quinze minutos e 515 quilômetros de trilhos. Ele chegaria à cidade às seis da manhã do dia seguinte, depois de parar em dezoito estações: Viadutos, Gaurama, Erechim, Capo-Erê, Erebango, Getúlio Vargas, Sertão, Coxilha, Passo Fundo (onde parava por vinte minutos - havia restaurante), Carazinho, Pinheiro Marcado, Santa Barbara do Sul, Belisario, Lagoão, Cruz Alta (mais doze minutos de parada), Tupanciretá, Julio de Castilhos e Pinhal. Completávamos 55 horas e quinze minutos de trem.
Estação de Santa Maria.

Dali, seguiríamos para Porto Alegre. As outras opções eram Uruguaiana, que nos levaria a Buenos Aires, e Santana de Livramento, pela qual poderíamos chegar a Montevideo - tudo sobre trilhos. 334 quilômetros e Vamos ficar com Porto Alegre. O trem partia às sete horas: uma hora de espera. Vinte e duas paradas em: Camobi, Arroio do Só, Restinga Seca, Estiva, Jacuí, Ferreira, Cachoeira do Sul (parada de cinco minutos), Bexiga, Lima Brandão, Pederneiras, Ipê, Rio Pardo (aqui, parada de 12 minutos), Ramiz Galvão, Professor Parreira, Anibal Pfeiffer, Argemiro Dornelles, Barreto, General Neto, Fanfa, General Luz, Vasconcellos Jardins e Augusto Pestana. Enfim, chegamos, às 16:00, depois de uma viagem de nove horas, No total, 64 horas e quinze minutos seguidas desde São Paulo - dois dias e meio dentro de um trem,

Mas nós podíamos fazer se quiséssemos. Tínhamos essa opção. Se fosse possível utilizat as linhas existentes hoje, a viagem seria mais curta. Saindo de São Paulo, seguiríamos pelo mesmo trajeto até Ponta Grossa, onde, dal, seguiríamos por linhas mais recentes, via Rio Negro, Lages, Vacaria e Porto Alegre. Mas  podemos perder as esperanças. Isto, infelizmente, não acontecerá. A última vez que foi possível se fazer São Paulo a Porto Alegre de trem foi em 1976.


17 comentários:

  1. Ótimo texto, Ralph. E, concordo: Marcelino Ramos é um lugar sensacional.

    ResponderExcluir
  2. Com meu pai e minha mãe, parti de São Paulo para Montevidéu e Buenos Aires pelo tem internacional, em 4/6/1944. Até hoje tenho as anotações de viagem de meu pai.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Danilo, como eu gostaria de ver essas anotações... Abraços

    ResponderExcluir
  4. Meu scanner está com um problema, mas mando na terça-feira. Um prazer e uma honra.

    ResponderExcluir
  5. Caro Compa Ralph, belo e histórico texto, já me imagino fazendo está viagem deveria ser magnífica tenho inveja "gospel" do Pai do Danilo que comentou acima, além de ter feito a viagem teve o zelo de fazer as anotações da viagem.
    Pena que no Brasil isso é utopia, ferrovia é assim desde o século XIX: privatiza-se os lucros e socializá-se os prejuízos!

    ResponderExcluir
  6. Ralph, o trem fica 13 minutos em Iperó porque era dividido. Uma parte seguia pelo tronco e outra para Itararé. Nos anos 1950 houve um fato engraçado nesta estação: dois funcionários do Banco do Brasil estavam levando uma mala com dinheiro, de São Paulo para Curitiba. Passado um tempo bateu a fome, um deles foi para o restaurante, e o outro continuou no carro de passageiros tomando conta da mala. Terminada a refeição o funcionário quis voltar para que o colega fosse ao restaurante mas foi informado pelo chefe do trem que seria impossível porque aquele carro tinha seguido para Itararé enquanto o restaurante seguiu pela linha tronco...

    ResponderExcluir
  7. Em 1980 Fiz São Paulo - Baurú - Campo Grande em Trem leito e 1987 Baurú - Corumbá em poltrona.

    ResponderExcluir
  8. O Brasil sempre caminhando contra o bom senso. em todos os países de dimensões continentais, o trem ainda é considerado um ótimo meio de transporte. Nos Estados Unidos das passagens de avião baratas, se pode atravessar o pais de costa a costa de trem e com três opções diferentes. E trens com cabines com chuveiros e tudo mais. E o que é mais interessante estão sempre lotados.

    ResponderExcluir
  9. Sinto saudades pois fui criado perto da estação ferroviaria de Rio Doce MG

    ResponderExcluir
  10. Estes trilhos ou linhas é certo q ainda existem muitas de poa ate sampa uma ligação muito importante bom se possível usar denovo.

    ResponderExcluir
  11. NOS ANOS 50, EU ERA MENINO AINDA, SOU DE 51.....mEU PAI GOSTAVA MUITO DE VIAJAR DE PORTO ALEGRE PARA SÃO PAULO OU VICE VERSA. o CERTO É QUE EU E MINHA FAMÍLIA FIZEMOS DE TREM ESSE PERCURSO MAIS DE DEZ VEZES. uMA MARAVILHA, E ERA TREM PUXADO POR MARIAS FUMAÇA, E A GENTE TINHA ALGUMAS BALDEAÇÕES A FAZER. LEMBRO QUE O PERCUSO ERA DEMORADO, QUATRO DIAS SE NÃO ME ENGANO, MAS ERA MUITO BACANA, TENHO MUITAS LEMBRANÇAS DAS CIDADES COMO PONTA GROSSA, MARCELINO RAMOS, SANTA MARIA, RIO PARDO, E AQUI EM SÃO PAULO SÃO ROQUE......E A GENTE SAIA DA ESTAÇÃO SOROCABANA......SE EU FOR ESCREVER 10% DE MINHAS LEMBRANÇAS ENCHO OS AMIGOS DE TANTO ESCREVER, VOU PARANDO PORTANTO.

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou escrevendo com a ajuda do meu pai Reinaldo a sua história e me deparei com a história que ele me contou a viagem aos 12 anos para Urucrânia em Minas Gerais. nós moramos a mais de 80 anos em nossa cidade de Capinzal em Santa Catarina. estive ocupando um pouco das suas informações no texto do livro que estamos escrevendo. também gostaria de pedir permissão de reescrever suas informações e se me permitir gostaria de colocá-lo na bibliografia com sua biografia para divulgar o seu trabalho.
    Meu telefone é 49 999009684. é whatzapp ... fico no aguardo. muito obrigado...
    Lainir

    ResponderExcluir
  13. Olá, estou escrevendo com a ajuda do meu pai Reinaldo a sua história e me deparei com a história que ele me contou a viagem aos 12 anos para Urucrânia em Minas Gerais. nós moramos a mais de 80 anos em nossa cidade de Capinzal em Santa Catarina. estive ocupando um pouco das suas informações no texto do livro que estamos escrevendo. também gostaria de pedir permissão de reescrever suas informações e se me permitir gostaria de colocá-lo na bibliografia com sua biografia para divulgar o seu trabalho.
    Meu telefone é 49 999009684. é whatzapp ... fico no aguardo. muito obrigado...
    Lainir

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo artigo. Recordo que, ainda menino, gostava de ver o trem internacional passar em Porto União da Vitória, quase sempre com muitas horas de atraso. Passageiros com guarda pó e gravata. Senhoras elegantes. Saudades, agradeço a lembrança.

    ResponderExcluir