domingo, 2 de setembro de 2012

DEMOLIR POR DEMOLIR

Estação de Ribeirão Preto, SP (1885-1968): demolida por capricho dos comerciantes do centro que queriam que ali fosse construída a rodoviária, pois temiam perder o movimento com a transferencia da linha para o outro lado da cidade

Embora isto já tenha acontecido no Brasil em diversos lugares e por diversas vezes em sua história, demolir apenas por demolir é um defeito que parece insanável na cabeça de pessoas, tanto de governantes quanto de simples observadores.
Estação de Pacaembu, SP (1959-2006): Demolida por ser "depósito de drogados"

Nas antigas estações ferroviárias isto já ocorreu inúmeras vezes.
Estação de General Carneiro, MG (1895-1960): demolida por cisma da Central do Brasil, que queria ali uma estação "mais funcional"

É verdade que muitas delas o foram para que em seu lugar fossem construídas outras mais novas e mais eficientes, numa época em que nossa cultura ainda não tinha a menor preocupação com a conservação da memória brasileira.
Castelinho (1910-69), em Porto Alegre, ponto de partida para os trens para o interior do Estado: demolida por causa de um viaduto

Porém, esta cultura começou a mudar a partir dos anos 1930, com a criação do IPHAN e, mais recentemente, no decorrer dos anos 1970, quando o excesso de demolições para construção de edifícios residenciais ou comerciais e mesmo para a passagem de avenidas ou linhas de metrô já se dirigia para o absurdo.

Nos anos 1970, lembro-me dessa época, houve discussões quanto à demolição do prédio do Caetano de Campos e da residência de René Thioliier, em São Paulo, e do Palácio Monroe, no Rio de Janeiro. Destes, apenas o primeiro foi poupado. Os outros caíram apesar dos protestos. E não precisavam ter caído: no caso do Monroe, as escavações do metrô já haviam sido desviadas dele. Já no palacete da Paulista, junto à Rocha Azevedo, o herdeiro cismou que precisava vender o terreno vazio. E demoliu-o. Até hoje, o terreno segue vazio, tendo sido transformado em um pequeno parque, com os jardins da velha casa tendo sido mantidos. Quem pagou o mico foi o BANERJ, que havia comprado o terreno para ali construir um prédio para ele próprio.
Estação de Ibitiúva, SP (1929-2002): Demolida porque "estava abandonada", mesmo depois de ter sido estação rodoviária também

Voltando ao caso das estações, sempre me vêm à cabeça belos prédios como os da estações de Ribeirão Preto, Ibitiúva (em Pitangueiras, SP) e o de General Carneiro, em Minas. O caso da de Ribeirão é bem conhecido e estudado e pode ser visto no link sobre esta estação.
Estação de Tranqueira, em Almirante Tamandaré, PR (1909-2009): incendiada pela população por que estava sendo abrigo de drogados

São Manuel ainda está de pé, na região de Bauru, em São Paulo, mas sem apoio nenhum da comunidade. Idem Cordeirópolis e Cachoeira Paulista. São Francisco, em Alagoinhas, na Bahia, e Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, estão em pé, mas seriamente ameaçadas. A velha estação de Porto Alegre, o Castelinho, caiu em 1969. Sapucaí e Jaguara, em áreas rurais de Minas Gerais, estão também sem apoio nenhum. A de Chiador, também mineira, foi a primeira estação a ser construída nesse Estado e está em ruínas.

3 comentários:

  1. Também existem as demolições "sem noção", como em Cruzeiro que a prefeitura no projeto de "restauração" da estação que ficou por isso mesmo (e a estação sem telhado e banheiro), onde demoliram o banheiro antigo, que alegaram que nào era original e atrapalhava o caminho. E depois mostrando a grande inteligência de obras publicas, construíram um banheiro novo bem no meio do saguão principal, esse estranhamente pelo jeito não tinha problema não ser original e nem de atrapalhar o caminho. Mais tarde também demolido.

    ResponderExcluir
  2. oi Ralph ,você recebeu minha foto da estção do tatu a qual está reformada?

    Jefferson

    ResponderExcluir
  3. pois e....a estação de pacaembu...onde meu irmão Jesuino Teixeira...foi chefe....se foi...assim como as casas da colonia...armazéns...a armação onde se carregava soja...e derivados...as paineiras...Saudades,..da limpeza que era aquilo tudo...do pessoal que ali trabalhava...e dos trolinhos...que levavam os passageiros para cidade...Difícil...esquecer...que na casa que moravamos....fiz a festa do meu casamento..ali palmilhei junto com os meus cachorros...por toda aquela área...e ali, estive com a mãe e irmãos...com amigos...E hoje???/ bem hoje...o que há é mato...destruição....sem que isso atinja os corações emperdenidos...duros ...dos nossos desgovernos...Ah...sim...a ferrovia deu origem a cidade de Pacaembu e demais da alta paulista,..desenvolveram...a, agora, tudo isto é saudades...

    ResponderExcluir