terça-feira, 15 de maio de 2012

A LENTIDÃO GOVERNAMENTAL

"Os governos do PSDB acabaram com as ferrovias. O governo do PT parece gostar delas, mas não sabe construi-las". (Frase "genial" minha, escrita outro dia num facebook da vida...)

(Nota deste autor: o trecho abaixo foi corrigido em relação à sua versão original, precisamente no terceiro parágrafo, devido a correções feitas por leitores no percurso da nova linha).

O TCU - Tribunal de Contas da União - quer parar as obras da FIOL, Ferrovia Oeste-Leste na Bahia, entre Caetité, onde há uma imensa mina de minério de ferro, e o porto de Ilhéus. Motivo? Os responsáveis pela construção do porto não conseguiram ainda a licença ambiental.

O fato é que se fala nessa ferrovia pelo menos há 4-5 anos. Já havia mais do que tempo para se ter o tal estudo pronto e aprovado. Mas no Brasil, como tudo se enrola nessa e na outra área, todos dão palpite. É IBAMA, é TCU, é ONG...

Enquanto isso, a FCA e a LLX, do Eike Batista, querem construir uma ferrovia entre Ambaí, ex-linha Auxiliar na Baixada Fluminense, e o porto de Açu, na região do município de São João da Barra, perto de Campos dos Goitacazes. Diz que sendo otimista, a ferrovia estará operando em 2016. Sendo muito otimista, mesmo. Trata-se, aparentemente, de uma reconstrução praticamente da antiga ligação Ambaí-Campos Elisios que depois seria ligada à linha do Litoral da velha Leopoldina e depois continuando de alguma forma - porque pela linha atual seria improvável, dado a obsolescência desta - até chegar a Campos.

De qualquer forma, do jeito que as coisas vão, só de licença ambiental 4 anos se vão até 2016. Portanto, ferrovia, só lá por 1920.

Está na hora de o país saber se quer mesmo investimentos. Atrasar tudo desse jeito como as coisa vêm sendo feitas, com todos dando palpites e tudo rumando lentamente em aprovações não vai ajudar em nada. Por outro lado, todas as ferrovias vêm sendo feitas para transportar minério - principalmente de ferro - e grãos, em mnor escala. Para mais nada. Esqueçam carga geral, pelo jeito.

Minério e grãos significam que o país cada vez mais vai se transformando em "celeiro do mundo", que é uma palavra horrenda para alguns. Mas produzir objetos manufaturados como, se não há investimentos em tecnologia, preferindo-se importar tudo? Os salários vêm acompanhados de uma quantidade de impostos e leis que os encarecem sem favorecer o trabalhador. Com a liberação de importações da China, onde salário é baixíssimo e também não existem leis ambientais como aqui nem benesses de salários, nada é competitivo. Sobra, então, exportar matéria prime básica, "commodities". E se é para ser grande nisso - é uma escolha, boa ou ruim - que se facilite e não se dificulte as coisas.

Ainda por cima, as obras, mesmo quando liberadas para toda a construção, ainda param no meio do caminho porque o dinheiro do governo para de fluir - como no caso da Transnordestina, da Norte-Sul, da Oeste-Leste aqui citada, como da transposição do rio São Francisco e de muitas obras mais, desde as pequenas até as grandes. As coisas estão chegando a um ponto em que se tornam ridículas e onde nada tem lógica. Uma tristeza.

3 comentários:

  1. Caro Ralph

    Concordo com vc. Apenas com a intenção facilitar o seu melhor entendimento sobre o projeto da FCA e LLX segue a seguir o link da RF com artigo a respeito.Na verdade seria a reconstrução de parte da Linha do Litoral da EFL, de Campos até Itaboraí daí passando por Magé e Saracuruna, depois pelo ramal desativado de Campos Elisios a Ambaí.
    http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=15658

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  2. E por ai vai ! Isso é para absolutamente tudo no Brasil. Parece uma cultura já muito bem instalada em todos os niveis do funcionalismo público. Que evidentemente deveria se chamar emperranealismo público, notemos que em tudo que é necessário a conduta do setor público, é lento! Uma coisa muito interessante é que independe da administração, já vimos na fase democratica brasileira a troca de governos e é exatamente a mesma coisa. Será herença? Será que o brasileiro é assim ? O que será?

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  3. Ralph, concordo com você, diigo aé mais o PT e o PSDB são duas facções da mesma quadrilha, os do PSDBD são extremamente ompetentes mas querem acabar com o país, os do PT parecem que querem construir, mas são extremamente incompetentes...
    No caso particular do acesso ferroviário ao porto de Açu, escrevi um rascunho com as possiblidades de ligação,
    http://lauaxiliar.blogspot.com.br/search?q=Norte+Fluminense&max-results=20&by-date=true

    Não parece ser tão improvável e problemático o projeto da LLX se executado de acordo pode sim etar concluído em 2016.

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