quarta-feira, 15 de junho de 2011

ARARAQUARA, SÃO PAULO

Em frente à estação, o Hotel São Bento. Foto de 2007.
Mais uma da série "cidades brasileiras"... ontem foi Cruz Alta, hoje, Araraquara.

Cidade paulista fundada no início do século XIX nos chamados Campos de Araraquara, seus fundadores saíram da região de Piracicaba para ocupar a região que deu origem à cidade. Há historiadores que garantem que o nome original era Araquara e não Araraquara... e que seria a "morada do sol" seu significado. Lembrar que "quara" em guarani significa"buraco" ou "morada", depende de como se quer utilizar no nome.
Outro hotel, este na rua da estação: o "Grande Hotel Uirapuru".
A origem da cidade foi mais ou menos onde hoje estão a rua 2 (Nove de Julho), a 3 (São Bento) e a avenida Brasil. Manteve-se por ali desde a data oficial de sua fundação, 1817, até a chegada da ferrovia - no caso, a Rio-Clarense, do Conde de Pinhal, no ano de 1885. A estação foi colocada do outro lado do córrego em relação à cidade e uma ponte foi construída sobre ele.
A Escola Pública do Ouro, em 1998. Hoje quase nada mais resta. O Ouro é um bairro rural junto a uma estação ferroviária hoje abandonada.
De lá para cá, a cidade cresceu, ajudada também pelo fato de a partir de 1898 ser também sede e ponto de partida de outra ferrovia, a E. F. Araraquara, também chamada de Araraquarense. Entroncamento de ferrovias diferentes quase sempre significou sinal de progresso neste país.
Vitral na antiga sede do Clube Araraquarense.
E, como sempre, depois do início da decadência das estradas de ferro, a partir do final da Segunda Guerra Mundial, a região central próxima à estação entrou em processo de deterioração.

A cidade, no entanto, é bastante agradável, com muitas praças arborizadas e muitas árvores nas suas ruas. Uma delas é especial, tendo em grande parte do seu percurso um "túnel de árvores": a rua 5 (Voluntários da Pátria).

A rua Voluntários da Pátria e seu túnel de árvores.
Já faz mais de dois anos que não vou a Araraquara. Uma pena, tenho muito amigos por lá. Quanto à linha que trouxe o progresso, em pouco tempo vai sair dali para a construção provável de uma avenida - instrumento poluidor e deteriorante que os prefeitos tanto adoram. A linha nova costeará a cidade pelo norte e está sendo construída. Eu poderia, também, enquadrar esta postagem na série "os trilhos do mal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário