
Esta, no entanto, tem este nome desde tempos mais antigos, quando ela era efetivamente uma pracinha. Eu me lembro dela, ainda sem aquele viaduto em cima, que efetivamente, deixou apenas um mini-jardim ao lado de uma enorme coluna de concreto. Este logradouro fica entre as avenidas Rebouças e Doutor Arnaldo, no local exato em que elas começam, pouco antes do Hospital das Clínicas, para quem vem da rua da Consolação.

Até 1967-68, quando começaram as obras para se fazer o túnel que hoje liga a avenida Rebouças com a avenida Doutor Arnaldo e rua Major Natanael (aquela ladeira que sai da frente do Instituto Emílio Ribas e desce para o Estádio do Pacaembu), essa pracinha - que, como disse, já tinha esse nome - era em "campo aberto" e triangular. Funcionava como uma espécie de "rotunda" ou "balão", como nós paulistanos a chamamos.
Quem vinha da rua da Consolação (ainda estreita na época) para a Doutor Arnaldo seguia para esta costeando a praça pela direita, na parte alta. Os trilhos do bonde acompanhavam esse caminho. Nesse início da Doutor Arnaldo, a rua era pista simples. Para esses carros que vinham do centro e queriam descer a Rebouças, eles entravam à esquerda no lado menor da pracinha triangular, na época, reto e não em arco como é hoje e entravam à direita na pista que descia a Rebouças.
Para quem vinha da Rebouças de Pinheiros, bastava seguir reto pela hipotenusa da praça (que era a continuação da Rebouças e tinha duas pistas com um canteirinho central, como o resto desta avenida) e entrar na Consolação direto para o centro. As duas pistas tinham a mesma mão, para cima, já que ali já era a Rebouças, em desnível com a Doutor Arnaldo.
As obras dilapidaram tudo isso. A Rebouças manteve suas duas pistas, agora rebaixadas e a que segue para Pinheiros é acessada por um túnel que tem as outras bocas na Paulista e na Consolação. A praça, como escrevi, praticamente sumiu, mas manteve o nome, de forma a atrapalhar quem quer se localizar. O túnel foi mal feito, de forma que uma curva muito fechada para a direita na saída da Major Natanael tornou-se, e o é até hoje, uma curva perigosíssima, onde as marcas de raspagens de automóveis na parede esquerda do túnel após a bifurcação interna são sempre visíveis.
Se um dia o trânsito local melhorar e alguém tiver a ideia utópica de desfazer completamente esses túneis e viadutos horrendos, eu apoio. A obra existente é necessária de um ponto de vista funcional - da mesma maneira que o Minhocão é uma monstruosidade em todos os aspectos, mas é funcionalmente necessário -, só que a execução foi descuidada e desastrosa. Na Praça do Ciclista tiveram que colocar grades nos buracos do túnel, já que alguém cair das muretas originais por acidente é a coisa mais fácil. As saídas da Paulista paa Rebouças e Dr. Arnaldo são contraintuitivamente invertidas em relação à direção natural das avenidas. A própria ideia de ter uma pista expressa para os carros enterrada dentro da avenida inteira foi um monstruoso equívoco que felizmente não se realizou, mas ainda tem muita gente tapada - e nem são os motoristas de SUVs - que sonha com coisas desse nível.
ResponderExcluirSe um dia o trânsito local melhorar e alguém tiver a ideia utópica de desfazer completamente esses túneis e viadutos horrendos, eu apoio. A obra existente é necessária de um ponto de vista funcional - da mesma maneira que o Minhocão é uma monstruosidade em todos os aspectos, mas é funcionalmente necessário -, só que a execução foi descuidada e desastrosa. Na Praça do Ciclista tiveram que colocar grades nos buracos do túnel, já que alguém cair das muretas originais por acidente é a coisa mais fácil. As saídas da Paulista paa Rebouças e Dr. Arnaldo são contraintuitivamente invertidas em relação à direção natural das avenidas. A própria ideia de ter uma pista expressa para os carros enterrada dentro da avenida inteira foi um monstruoso equívoco que felizmente não se realizou, mas ainda tem muita gente tapada - e nem são os motoristas de SUVs - que sonha com coisas desse nível.
ResponderExcluirgrandes recordações , me lembro também do ferreiro sr. Pepino, que tinha na avenida dr.Arnaldo, os postos de gasolinas Texaco , Shell (este em frente ao mercado Sirva se, hoj e Pão de Açucar ) os bondes
ResponderExcluir