terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O SITE ESTAÇÕES FERROVIARIAS DO BRASIL FAZ 10 ANOS HOJE

O cabeçalho do site - ainda eram somente estações paulistas. Hoje é "do Brasil"

Hoje é um dia interessante para mim: o meu site www.estacoesferroviarias.com.br completa dez anos de vida na Internet.

Ele começou, na verdade, como um relatório em papel que, por motivos óbvios, pouca gente conhecia: eu tirava as fotos, recebia uma ou outra de amigos que me cediam e escrevia sobre cada estação que eu visitava. Ia colocando as páginas naquelas pastas com sacos plásticos... bonitinho, não?

Em outubro de 2000, comecei a participar, totalmente por acaso, de uma lista de discussão na Internet sobre ferrovias. Aprendi muito, claro, e passei a receber também fotografias, agora digitais, de diversas estações que eu jamais havia visitado, por todo o Brasil. Meu foco, no entanto, ainda eram mais as do Estado de São Paulo, embora guardasse as informações sobre ferrovias do Brasil inteiro.

Em primeiro de fevereiro de 2001 resolvi lançar o site, com o nome Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo: aos poucos, fui aumentando o site, fazendo as diversas páginas que ainda faltavam à medida em que coletava as diversas informações que me chegavam pela lista de discussões ou pelas pesquisas e viagens que fazia. No início, o site tinha outra url: muito parecida, mudava apenas o "hpg" que existia entre o nome "estações ferroviarias" e o "com.br". Em novembro, logo depois de ter lançado no dia nove desse mês o meu segundo livro (o primeiro sobre ferrovias) Um dia o Trem Passou por Aqui, o hpg, site gratuito, desativou a página, com uma desculpa esfarrapada. No mesmo dia, assim que percebi a sacanagem, consegui recolocar na rede o site, agora sem o "hpg", o atual www.estacoes ferroviarias.com.br. Ainda mostrava apenas estações de São Paulo. A diagramação, feita pelo meu filho Alexandre, já era basicamente a mesma de hoje.

Por volta de setembro do ano seguinte, 2002, comecei a lançar outros estados: os primeiros foram Paraná e Santa Catarina. Eu havia feito muitas pesquisas em Curitiba durante esse ano, pelo fato de ter trabalhado na cidade durante seis meses. Depois, vieram os outros estados. O último a ser colocado foi o Estado do Pará. Até hoje, não existem no site as estações do Amapá e de Rondônia e não por falta de material. Também não são mostradas no site as estações do metrô. Sim, metrô é ferrovia também, mas estações na maioria subterrâneas não têm muito atrativo.

Finalmente, por volta de 2004, 2005 - não me lembro exatamente quando - o site mudou para o nome atual e óbvio: Estações Ferroviárias do Brasil. A url se manteve.

A recepção ao meu site sempre foi muito boa. O retorno sobre ele, as opiniões e sugestões são muito boas. O número de colaboradores cresceu rapidamente. Hoje recebo em média dez colaborações por dia via Internet. Muitas colaborações também chegam em dvd e até cartas com fotografias em papel. Não dá para aproveitar tudo e há muito material que demora até meses para ser adicionado. Afinal, minha equipe sou eu sozinho.

Gerencio cerca de 5 mil páginas atualmente no site. Sozinho. E tem gente que reclama que mandou material e ele não foi publicado. Fiz muitos amigos e conhecidos por todo o Brasil e até no Exterior por causa do site. O grande combustível dele são todas essas colaborações. O site vive do meu ego. Dinheiro, não rende nada, a não ser um pouquinho por causa da publicidade, nele colocada há cerca de 3 a 4 meses apenas. Mas é muito pouco, mal cobre o custo de hospedagem.

Também vale lembrar que o site não fala apenas das estações brasileiras, mas também de outros assuntos sobre ferrovias, como de antigos trens de passageiros, lugares esquecidos, fazendas, usinas, ferrovias particulares, desvios ferroviários...

O site, infelizmente também me rendeu algumas inimizades; afinal, não se pode contentar a todos. Graças a Deus, foram poucos os desentendimentos.

Agradeço a todos que colaboraram e me incentivaram por todos esses dez anos. Sei que órgãos governamentais de todas as áreas usam as informações ali contidas. Muitos órgãos particulare e pesquisadores o usam também. É uma satisfação saber disso. Infelizmente, a quantidade de sites na Internet que copiam as informações e fotos e não põem as fontes nem as referências ao site é grande também. Nada que não seja, entretanto, compensado pelo reconhecimento que tenho tido por meu trabalho.

30 comentários:

  1. Olá Ralph, sou um admirador do teu site!!!! parabéns pelo trabalho, penso que até incomodo você demais.....sem mais um abraço....Rodrigo Flores...

    ResponderExcluir
  2. Dizer o quê a respeito de tão belo trabalho?
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Ralph !!!!!!!!!!!
    10 anos de site !
    Que maravilha !
    Meus parabéns !
    O seu trabalho é maravilhoso, referência total para os saudosistas, para os pesquisadores, para os ferroviários e para muitos mais pessoas, que estão atrás de referências à ferrovia ou alguma lembrança de infância, e que saciam a sêde de curiosidade no seu website e no blog, que também é excelente.
    Guardo em DVD uma cópia do sie inteirinho, que fiz em 2008. Adoro comparar o site de ontem e de hoje ... muitas diferenças ...
    Aliás, de quando é o seu blog ?
    Mais uma vez parabéns ! E que o site dure mais 10, 20,50, 100 anos !
    Valeu !

    ResponderExcluir
  4. O blog foi iniciado no final de março de 2009. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Ralph, é a primeira vez que escrevo, mas sou um leitor silencioso a pelo menos uns 8 anos de seu site. Quero desejar meus parabéns pela iniciativa do site e pelo aniversário do mesmo. O seu trabalho nesse site é um importante documento de referencia para todos que querem resgatar a memórias das ferrovias, de seus usuários, moradores das cidades que são (ou eram) atendidas e dos trabalhadores ferroviários e seus familiares.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ralph, tudo bem com vc? Gostaria de te dar os parabéns pelo site, e pelo excelente trabalho sobre as estações ferroviárias. Me chamo André Luiz, sou de Lavras, Sul de Minas. Domingo passado visitei a estação da minha cidade (Estação de Lavras Oeste), que eu acabei conhecendo a história pelo seu site (eu fiz alguns videos, e tirei algumas fotos do local, que infelizmente está abandonado), os videos não ficaram muito bons, pois não sou profissional, mas caso tenha interesse em ver segue abaixo os links:

    http://www.youtube.com/watch?v=xx1vTotpKyQ
    http://www.youtube.com/watch?v=vsj7zX7Gl30
    http://www.youtube.com/watch?v=I3lovunu7VE
    http://www.youtube.com/watch?v=g2M5r3VNU9k
    http://www.youtube.com/watch?v=fbKWNa8C_nw

    Caso tenha interesse em ver algumas fotos, só entrar em contato (no video tem meu email).

    Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Ralph. E muito obrigada pela dedicação e esforço para nos oferecer tantas informações.

    ResponderExcluir
  9. Eu não me canso de dizer o quanto é excelente o seu trabalho. E ninguém pode ter idéia do impacto que ele trouxe e continua trazendo para os assuntos ferroviários. Entre a época em que as ferrovias fervilhavam e os dias de hoje cresceu uma geração que nunca viu um trem ao vivo (nem de cargas), o assunto ficou distante. E quando havia alguma informação, quase sempre era baboseira escrita por jornalista mal informado. Hoje as coisas já são diferentes. Antes era absurdo defender a preservação ferroviária. Hoje já é o contrário, há consenso que a memória é importante. Certamente não foi o seu site que fez tudo, mas para mim é nítido que ele foi o bastião mais importante.
    Quanto ao uso das informações, outro dia conhecendo a ferrovia entre Curitiba e Paranaguá vi uma bela placa comemorativa da recuperação da estação de Marumbi, feita pela ALL. Ela trazia um texto que me pareceu muito familiar. Enquanto lia, tentava lembrar de onde era. Mas no final da placa havia a fonte, devidamente assinalada: Site Estações Ferroviárias.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Ralph! Acho que seu site é o mais longevo que conheço sobre o assunto Muitos outros começaram e feneceram, alguns estão estagnados, mas o teu permanece. Não é fácil isso. Parabéns pela perseverança.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Ralph, parabéns pela perseverança! Mas não desista nunca, seu site é referência para todos que se interessam pelo assunto. E como você mesmo já disse, um povo sem passado é um povo sem futuro....
    Em meu blog, faço sempre referência ao seu site, pois contém informações valiosas! Sempre que viajo a uma cidade, visito sua estação, mas não sem antes consultar seu site. Parabéns e continue perseverando!

    ResponderExcluir
  12. Prezado Ralph:

    Parabéns !!!!
    Dez anos passaram.
    Uma década inteira dedicada ao site "estações ferroviárias" que proporciona a nós, entusiastas, fâ-ferroviários ou simples curiosos de plantão, a oportunidade de conhecer, visitar - mesmo que virtualmente, estações, ruínas delas, vestígios de um transporte que, graças a competência política de nosso país e de tantos outros "interesses", pouco ou nada prospera. Aliás, retrocede em muitos casos.
    Ralph, deixo aqui registrado meus sinceros agradecimentos por sua iniciativa em criar e manter esse valioso site, o qual serve a atual e também às gerações futuras.
    Abraços e felicitações do fã-ferroviário e assíduo visitante de seu site,

    DOUGLAS FRANZO HIDALGO
    Osvaldo Cruz - SP

    ResponderExcluir
  13. Ralph... parabéns por esse trabalho, não remunerado, mas tenho certeza que para ti é gratificante... mais 1000 anos..

    ResponderExcluir
  14. Ola Ralph

    Parabéns pela perseverança e dedicação...

    Daniel Gentili

    ResponderExcluir
  15. Ralph, conheci o teu site por acaso, em uma pesquisa particular, e me tornei fã declarado desde então. Fiquei feliz em poder colaborar de alguma forma, mesmo que muito pouco pelo tamanho do acervo que você gerencia.
    Parabéns pela dedicação, e pelo tempo e paciência que gerenciar e organizar esse acervo sem igual no país exige de você.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Ralph.
    Muito obrigado por dividir conosco tanto conhecimento e tantas coisas nos fazem refletir sobre o que foi o Brasil e o que é hoje em dia.
    Nos faz pensar o quanto somos omissos com nossa historia e nossas ferrovias.
    Muito obrigado.
    Você é um brasileiro como poucos.

    ResponderExcluir
  17. Ralph, você é um daqueles poucos brasileiros, que sabe o que vai acontecer pela vivência. Ninguem conhece a Historia da Ferrovia como você, obrigado pela inspiração. Fernando Botucatu e Cultura Parabéns

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Sr. Ralph.
    Antes dos dez anos seguintes vamos ler seu site em computadores mais modernos, "folheando" as páginas eletrônicas. E com certeza o maaterial sobre ferrovias será mais amplo ainda.

    ResponderExcluir
  19. Congratulações, Sr. Ralph!
    Seu trabalho é digno de admiração e respeito por parte de todos que apreciam ferrovias e história.
    É certo que seu legado será eterno.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Ralph! Ainda lembro de quando o site surgiu, bem humilde. Hoje é referência para muitas pesquisas.
    Faz tempo que não contribuo, mas sempre que vejo uma foto de estãção em blogs e listas de discussão confiro se já existe no "estações ferroviárias". Se não existe dou a dica para o autor te enviar...
    Abraços
    Luciano J Pavloski

    ResponderExcluir
  21. Sr. Ralph sou leitor diario tanto do site que veio primeiro e depois do blog, vejo o site desde 2003 e é leitura diaria, ja li sobre as mesmas estações trocentas vezes... parabéns, hj seu site é referência no Brail e no Mundo sobre estações do Brasil

    ResponderExcluir
  22. O seu site maravilha, como todas as grandes construções que funcionam. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Ralph...
    Parabéns pelo esforço e dedicação!!!
    Seu site é a Bíblia das Ferrovias...

    Me orgulho de fazer parte desses 10 anos de site, pois foi através da descoberta, por acaso, do seu site em 2001, que minha paixão por ferrovias foi reacessa.

    Inspirado em vc, percorri dezenas de cidades para fotografar as estações...e ainda continou fazendo isso.

    Só me resta te agradecer...OBRIGADO!!!

    Fábio Vasconcelos
    Marília/SP

    ResponderExcluir
  24. Fabio, realmente há diversas fotos suas no site e em meus arquivos. Agradeço bastante a colaboração. Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Brilhante trabalho, este, que, chega, agora, ao seu 10º ano de existência!
    Um Site que, indubitavelmente, se torna imprescindível às pesquisas sobre nossas ferrovias, marcos, que são elas, do surgimento e do desenvolvimento de muitas povoados, vilas e cidades espalhados Brasil afora!
    Parabéns, Raph!
    AD MULTOS ANNOS AO SITE!
    Osmar Lucena Filho
    Piquet Carneiro - Ceará

    ResponderExcluir
  26. ola ralph aqui romero brito conhecir seu site através do amigo roosevelt e tenho muito orgulho de poder participar de um trabalho tão magnifico da historia ferroviaria do nosso país apesar de tudo sou ferroviário a quase 30 anos e me sinto honrrado com o site:Parabéns:

    ResponderExcluir
  27. Caro Ralph fiquei muito feliz qdo vi o meu relato sobre Santa Flora publicado no seu site recentemente, parabens pelo trabalho maravilhoso que vem prestando não só a história das ferrovias mas tbem aos saudosistas ferroviários ou filhos de ferroviários como eu. Leio tudo que se refere a ferrovias, principalmente de sites tão confiáveis e abertos a novas informações como o seu. Pedro de Jesus Pereira. Bauru-SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, boa noite.
      Meu nome é Fernando. Sou de Lencóis Paulista mas trabalho em São Paulo. Embora não tenha vivido o auge das ferrovias na região de Bauru, fico fascinado com as histórias resgatadas nesta região do estado. Em Junho deste ano (2015) lí uma materia no Jornal da Cidade sobre "São Domingos de Tupá". Deste lugarejo ouvia meu pai falar sobre a decadencia do local. De outras pessoas ouvi que existia um ramal que sai da estação VergilioRocha até Tupá. Seria este o mesmo ramal (Santa Flora)

      Excluir
    2. Fernando, nunca houve um ramal de Virgilio Rocha a Tupã. Havia, entretanto, intenções de se prolongar o ramal de Borebi até a linha-tronco da Sorocabana, no oeste do Estado. E não para Tupã.

      Excluir
  28. Sou neto de ferroviário, sobrinho de ferroviário e filho de ferroviário. Choro até hoje quando vejo vídeos de Maria Fumaça. Meu Pai foi Agente da Estação de Iúrú ( ví sua foto ) Foi Agente da Estação de Paineiras no E.S. Estou morando em Campos dos Goytacazes, não tenho recurso para andar e é pelo Face que desabafo a procura de resposta para esse abandono das ferrovias. Parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir