sexta-feira, 17 de abril de 2020

ANEL VIÁRIO DE SÃO PAULO (1891)

Google Maps - desenho livre sobre mapa de 2020

Em junho de 1891 (faz tempo!), foi anunciado nos jornais paulistanos o projeto de uma ferrovia de bitola métrica que circundaria a parte central e mais populosa da cidade de São Paulo.

Tentei com as indicações fazer um mapa para essa região imprecisa (falava em Anhangabaú, Braz, Campos Elisios e Consolação, além de cruzamentos com as ferrovias da época (Estrada de Ferro do Norte, Sorocabana, São Paulo Railway e o Tramway de Santo Amaro.

Não foi fácil, com os dados imprecisos da reportagem, mas saiu esse mapa aí de cima.

Estranho, não? Porém, a interpretação pode ser de cada um que o lê e tenha um mapa de São Paulo na cabeça ou na escrivaninha.

Ali dizia que a ferrovia tinha de sair do vale do Anhangabaú e retornar a ele. Por isso aquela penetração da linha para a região do vale. 

Mesmo assim, basta pensar numa ferrovia que circundaria o Anhangabaú, passando pela periferia dos bairros citados mais acima.

De qualquer forma, não saiu anel ferroviário nenhum e os engenheiros, que "já se achavam nesta capital" iriam fazer um tour pelo roteiro da linha futura-que-nunca-foi.

Mais de cem anos se passaram e outros anéis foram sugeridos e não projetados, que, embora algumas partes tenham sido construídas durante os anos em pontos bem mais distantes do centro da Capital, jamais se "fecharam". 

Um comentário:

  1. Interessante, um anel ferroviário bem na área central da cidade, já o seu mapa editado ficou excelente! Já este da Cia. Mogiana esta me dando o maior trabalho. Segue o link:https://www.google.com/maps/d/viewer?hl=pt-BR&mid=1xyOl-AxDjMXOlkcwuQZ2w1yC6A2QLdEu&ll=-20.79529705325056%2C-47.41420184999998&z=7

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