sexta-feira, 20 de março de 2020

FIM DO MUNDO (2020)


Terra arrasada em Rancharia, SP. Foto João Francisco Cunha em 2020

Pois é.

Passamos pelo menos 15 anos sendo roubados por uma quadrilha, prendemos o líder e o soltamos, desalojamos uma presidente que mal sabia falar.

Porém, não conseguimos fazer com que os tribunais, as Assembléias Legislativas, a Câmara Federal e o Senado cortassem seus absurdos salários, verbas de manutenção e número de assessores "aspones" que, em grande parte, não fazem nada.

Aprovamos (o Congresso) uma lei que dá um fundo eleitoral para os candidatos para as eleições no valor de uma baba de dinheiro. Por que eu e o resto do povo deveríamos financiar a campanha eleitoral de qualquer candidato? Se eu quiser fazê-lo, faço-o por que acho que alguns candidatos mereçam e, no caso, entro para um partido no qual eu me interesse financiar.

Quando começamops a falar sobre suspender esse fundo eleitoral e passar o seu valor para a emergência atual, que é de muito mais relevância para os doentes com o coronavírus, os deputados et caterva nem se importam, fingem que não veem isso. Cortar os salários pela metade, ou terça-parte, então, eles não pensam.

Agora, quando tentamos fazer com que o Brasil volte aos patamares econômicos de 2011 (que sabemos ser insuficiente para os dias de hoje), cai sobre nós (e o resto do mundo) uma epidemia de coronavírus que, segundo o que dizem especialistas e palpiteiros, dar-nos-á um futuro a curto e médio prazo nada agradável.

Partindo de uma visão municipal, nossas ruas estão com o asfalto pela hora da morte; as calçadas são armadilhas para crianças, adultos e idosos, e ninguém as conserta.

Em termos estaduais, as estradas (fora as de São Paulo) estão em péssimo estado, mesmo com pedágio sendo cobrados de algumas. As ferrovias foram jogadas no lixo. Praticamente 21 mil quilômetros viraram sucata, como a Sorocabana, da qual falei há algumas semanas.

A saúde, educação e segurança pública estão em péssimas condições de serviços) (Graças a Deus, existem algumas exceções).

E agora, os governos acabam de decretar o fechamento e paralisação de lojas, shopping centers, viagens, hoteis etc. Excursões e viagens de turismo foram canceladas. Fomos proibidos de sair de casa.

Fica a pergunta: como será nossa vida daqui a um mês? Ou daqui a dois anos? As medidas tomadas vão acabar com os mercados. Milhões será postos na rua e não haverá dinheiro para custear as obras necessárias e os desempregados.

Se eu tenho a solução? Claro que não. Mas tenho medo que as mortes que possam ser evitadas nos próximos meses sejam compensadas por efeitos maléficos da caça ao vírus. E chega.

6 comentários:

  1. Pra piorar esse cenário de caos, a CBTU Recife anunciou para a partir dessa segunda feira a diminuição da oferta de TUEs , que funcionarão apenas pela manhã e noite nos horários de pico, e a suspensão completa das viagens de VLT, dependendo diariamente dos VLTs e serei muito prejudicado tendo que depender dos demorados ônibus pra fazer meu trajeto para o trabalho. Se o objetivo é conter a expansão do corona vírus , qual o sentido de manter os TUEs funcionando e suspender completamente? talvez seja porque os VLTs custam mais do que dão lucro a empresa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo completamente com seu post ! Eh um absurdo isso tudo, mais a indiferenca desse Congresso e de Governadores ditadores. Acho que o numero de quilometros nas ferrovias eh de 21 mil Km, nao ? Ou eh mesmo uma hiperbole ?

    ResponderExcluir
  3. Post excelente, me diz uma coisa, as linhas da Sorocabana viraram pó?

    ResponderExcluir
  4. Em vários pedaços houve realmente arrancamento (roubo) de trilhos.

    ResponderExcluir
  5. Uma tristeza só! a pequena SPM que o diga.

    ResponderExcluir