domingo, 8 de março de 2020

ESQUINA EM "V": RUAS DR. FALCÃO X JOSÉ BONIFÁCIO (2019 E ANTES)



ACIMA: A esquina da rua Doutor Falcão com a José Bonifácio, dando no Pique, no princípio do século XX (Autor desconhecido)
Quem passa pelo Anhangabaú hoje, especialmente pela calçada central, tem, num determinado ponto, na praça das Bandeiras, uma esquina quase em "V": São as ladeiras (ruas) Doutor Falcão e José Bonifácio.

No passado a praça das Bandeiras era bem menor e se chamava Largo do Piques ou, simplesmente, Piques.

Pelo Piques, nome que se sustentou até o início dos anos 1940 e local em que a inundação era sempre presente em dias de chuva, chegava (ou saía, mais correto) a estrada para Santo Amaro (hoje rua de Santo Amaro, naquele ponto, depois Brigadeiro Luiz Antonio (antiga estrada de Santo Amaro).

Também dali saía a estrada para Itu ou Sorocaba, dependia do seu destino, via atual rua Quirino de Andrade, Xavier de Toledo e rua da Consolação. E outros caminhos, como o de Campinas, via avenida São João e rua das Palmeiras.



ACIMA:A mesma esquina da primeira foto, já no século XX. O sobradinho triangular em primeiro plano teimava em continuar (Autor desconhecido).


ACIMA: A mesma esquina. Parte da rua Doutor Falcão virou calçadão, à esquerda do prédio que ocupou o lugar do sobradinho. A rua da direita dele, José Bonifácio, manteve o seu curso (Google Maps).
Mas e a esquina citada acima? Foi mudando também. Não durou muito o sobreadinho no meio da foto, Com as várias obras no Anhangabaú, desapareceu em data incerta e não conhecida por mim.

Hoje é assim, por lá. Como será daqui a 50 anos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário