O Estado de S. Paulo, 17/10/1926
Havia muitas histórias da carochinha nos tempos idos das ferrovias brasileiras. Uma delas é a ferrovia que deveria ligar as cidades mineiras de Formiga e de Passos.
Em 1926, para que queriam esta ferrovia, nem desconfio. Formiga tinha sua ferrovia, que originalmente foi da E. F. de Goiaz e depois da E. F. Oeste de Minas, que ficou com a parte mineira da primeira depois de alguns anos. Já Passos tinha desde 1921 uma ferrovia construída pela Mogiana, com trens vindos de Casa Branca e de Guaxupé. E eventualmente, de São Simão, pela linha da E. F. São Paulo a Minas, que ligava esta última a São Sebastião do Paraíso e ali se entroncava com a linha Guaxupé-Passos da Mogiana.
Bom, a única ideia que agora me apareceu foi que esta estrada poderia deslocar mercadorias da região de Passos para o porto de Angra dos Reis, que estava tendo a ferrovia nessa época construída entre o porto e Barra Mansa.
Google Maps
O fato é que lendo uma reportagem de outubro de 1926, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi a primeira e a única vez que ouvi falar dessa ferrovia. Enquanto isso (veja reportagem) o povo de Formiga dançava ao som da banda de música, para comemorar (ou para dançar, mesmo - o que havia para se fazer numa cidade como Formiga nessa época?).
Se ela tivesse sido construída, teria de ter um movimento muito intenso para manter sua existência nos anos 1960. Se não, seria fatalmente engolida, como o foi a linha Guaxupé-Jureia-Varginha, pela construção da represa de Furnas. O mapa aqui anexo mostra a posição das duas cidades num mapa de hoje. Tirem suas conclusões. A cidade de Passos está a meio caminho entre o limite esquerdo do mapa e seu centro. Formiga, no canto superior direito. Seriam pelo menos 150 quilômetros de ferrovia entre as duas cidades.
quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Havia uma senhora andarilha apelidada de Maria Mogiana que trafegou por muitos anos por kms pelos trilhos da ferrovia , ela era de Monte Santo, isso foi no inicio do seculo XX. Seu verdadeiro nome era Maria Bento.A historia dela é muito interessante e muito triste, porque ela foi uma bela moça que engravidou de alguem influente que não poderia se revelar e foi coloicada pra fora de casa pela familia. Isso afetou o seu juizo e apos o nascimento do bebe que elea entregou para ser criado por uma familia,, sem ter para onde ir, ela passou a ser andarilha da estrada de ferro, día advindo seu apelido. Mas não perdeu o elo com o filho, que cresceu, se casou, teve filhos, que ela esporadicamente visitava..Muitos anos depois, após sua morte, soube que algumas pessoas locais visitavam seu túmulo e lhe atribuiam milagres. Minha bisavó, Maria Mogiana!
ResponderExcluir