segunda-feira, 10 de maio de 2010

O CÓRREGO DAS CORUJAS

Não, esse não é o córrego das Corujas, mas ele pode ter sido assim há uns 150 anos atrás... esse é o rio Tatu, em Limeira, já não muito longe do rio Piracicaba, onde deságua

Caminhando hoje mais uma vez na região de Pinheiros, fui dar no bairro das Corujas, também chamado de Vila Beatriz. Por ali passa outro córrego: o córrego das Corujas. Basicamente, ele acompanha a avenida das Corujas, retificado a céu aberto, depois a rua Natingui (de longe) e finalmente está canalizado sob o canteiro central da avenida Frederico Hermann Jr, até desaguar no rio Pinheiros.

Como o rio Verde, nasce também nas encostas da antiga Estrada do Araçá (hoje rua Heitor Penteado). Dele dá para se escutar a água correndo... até pedras tem em seu leito, lembrando um córrego das montanhas. Só que, nesse caso, com um muro de concreto em suas margens. Está até que limpo (surpresa), limpo de aparência. Já de água deve ser poluído como os outros.

É impressionante se imaginar o aspecto que a região fora do Centro velho de São Paulo deveria ter até cem anos atrás, até um pouco depois. Paisagem de morros e montanhas, com inúmeros córregos e campos de pastagem, em sua maioria. Muita mata nativa. Tudo hoje cheio de casas, prédios, favelas e ruas pavimentadas, fora a sujeira, fora e dentro dos riozinhos.

O que mais me impressiona é que todos essas correntes de água não tenham sido preservadas em seu leito natural, mantidos seus campos e matas ao longo deles. Afinal, a área "perdida" em termos de construções civis - tanto ruas quanto construções mesmo - seria mínima em função da imensidão da cidade. Ninguém pensou nisso. Até pensou, como se vê em mapas antigos com projetos. Mas os sucessores rasgavam tudo e construíam sem qualquer controle, tanto governantes quanto proprieários de terras, grandes ou minúsculas. Uma pena.

Um comentário:

  1. Existe uma construção gigantesca acontencendo ao longo da ultima parte aberta do córrego da Corujas.
    Esta é completamente irrugular, sem nenhuma identificação de autorizações do CREA ou secretarias.
    Por favor reclame! Ligue para Subprefeitura de Pinheiros: 3032-3017 e fale com Magalhães.
    Salve o pouco que resta!

    ResponderExcluir