sexta-feira, 16 de outubro de 2009

GRADES NA LAPA DE BAIXO

A CPTM, em São Paulo, anunciou há poucos meses que iria colocar grades em determinados pontos da linha, substituindo muros feios e constantemente pichados pó vândalos. Isto não ocorreria em toda a linha, mas nas partes em áreas urbanas e com muito movimento, por exemplo. No entanto, na Lapa de Baixo, parte do bairro da Lapa que fica entre a Marginal do Tietê e as linhas das antigas E. F. Santos-Jundiaí e E. F. Sorocabana, levou a CPTM a decidir pela remoção da cerca recém-colocada. Transcrevo a notícia, publicada hoje n’O Estado de S. Paulo (trecho em itálico e entre aspas, abaixo):

A CPTM cancelou ontem à noite a troca do muro que cerca a Estação Lapa, na zona oeste da capital, por grades. A obra, iniciada neste mês, estava sendo contestada por moradores da Rua William Speers. Eles alegavam que a mudança aumentaria a poluição sonora, reduziria a segurança na via e permitiria que ratos que circulam nos trilhos invadissem imóveis.

A instalação de grades faz parte de um projeto iniciado pela companhia em agosto. O objetivo é construir ou substituir 180 km de muros ou cercas. Desse total, 70 km receberão alambrados, por estarem perto de vegetação. Outros 40 km terão grades. O restante abrange a reforma de muros e a construção deles onde a linha férrea está desprotegida.

O recuo da CPTM foi anunciado um dia antes de os moradores da Rua William Speers entregarem um abaixo-assinado com 500 nomes à companhia. Uma das idealizadoras do protesto, Maria Cristina Santos Terra Rocha, moradora da rua há 42 anos, argumentava que a medida resultaria numa série de transtornos. "Os muros abafam o barulho dos trens, principalmente à noite", acrescentou ela.

Mas alguns moradores foram a favor da substituição. "Adorei isso", disse a dona de casa Alzira Marcelina Jesus. "À noite, assaltantes pulavam o muro. Com grade, a gente conseguia vê-los. Moradora da rua há 60 anos, Maria Cecilia também aprovou a troca. ‘Gostei foi do visual à noite. Até as crianças achavam bonito’.

A CPTM disse que vai remover as grades que já haviam sido colocadas. O local voltará a ser murado
”.

Achei, particularmente, um absurdo tudo isso. Ratos da linha? Faça-me o favor, ratos existem pela cidade inteira, ainda mais num local não muito limpo como é a William Speers. Barulho? Ora, e os carros, caminhões e ônibus que por lá passam 24 horas por dia não fazem barulho? Melhor murar as calçadas, também, nesse caso. Segurança? Trem descarrilado derrubar a cerca? Desculpa para boi dormir. Um avião pode cair sobre as casas, também, da mesma forma que um ônibus ou caminhão podem, desgovernados, destruí-las.

Basta ver a foto acima (também publicada hoje no mesmo jornal) para notar que uma grade é muito melhor do que um muro. À noite, então, nem se fala. Trem de passageiros passando iluminado é muito bonito. Na Marginal do Pinheiros não me canso de vê-los à noite. Certas estão Maria Cecília e Alzira Jesus, que não se dobraram à neurose coletiva.

5 comentários:

  1. Olá, meu nome é Riam e moro em Ferraz de Vasconcelos-SP, aqui na minha cidade mais especificamente no trecho da estação Antonio Gianetti Neto o muro jah foi praticamente todo derrubado e estão sendo colocadas grades, eu sou totalmente a favor disso, já era tempo de derrubar aqueles muros que só serviam para esconder os bandidos, e exibir a "arte" dos pichadores, com as grades o visual fica muito melhor.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo. Espero que não apareçam aí os "espíritos de porco" que queiram fazer a CPTM voltar atrás também. Riam, por favor, informe-me seu nome todo, para que possa lhe dar créditos em minha página da estação de Gianetti do site. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Com as grades, os moradores não poderiam arremessar lixo na faixa de domínio da ferrovia. . . por isso reclamaram e a CPTM (incompetente) atendeu essa absurda reivindicação. . .

    ResponderExcluir
  4. Só espero que não derrubem o muro próximo do antigo Cine Recreio, pouco depois da saída da estação da Lapa.

    Ali tem um trecho do muro que é um antigo portal, antiquíssimo. Depois vou te enviar a foto.

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto, não vão derrubar mais nada nos muros da Lapa...

    ResponderExcluir