sábado, 17 de outubro de 2009

GOVERNOS QUE NÃO CUMPREM PALAVRA

Já deu para meus leitores perceberem que eu leio todos os dias O Estado de S. Paulo. Não que eu o ache uma grande maravilha de jornal, mas também acho que não tem nenhum que seja melhor – ou menos ruim.

De qualquer forma, o que me chamou atenção foi o fato de que a Prefeitura – ou o Estado, desculpem-me, não sei realmente se essa obra é do Estado ou da Prefeitura de São Paulo – resolveu fechar uma pista de cinco das pontes que cruzam o rio Tietê por causa das obras de construção de novas pistas nas Marginais, uma de cada lado do rio.

Uma das pessoas que não concordam com isso diz na reportagem — depois de afirmar que não acha que a obra vá resolver o problema dos congestionamentos por muito tempo, o que também acho — que o fechamento das pontes será desastroso para os que as cruzam todos os dias (também concordo) e ainda acrescenta que, se as obras ali somente serão feitas à noite, para quê fechá-las o dia inteiro? Note-se que o fechamento será por vários meses.

Finalmente, a pergunta que ele faz que é mais significativa: “Alguém do Governo perguntou para os usuários se pode fazer esse fechamento?” E eu respondo: claro que não. Se o fizer, a resposta será não — o que travaria a obra para sempre, pois o congestionamento sobre e debaixo das pontes é praticamente eterno. E sendo não, acaba aparentemente sendo um contra-senso, pois sem o fechamento as obras que supostamente (para muitos dos usuários) serão um bem para a cidade (eu acho duvidoso) não poderão ser feitas.

Por isso o Governo não pergunta mesmo. Ele sabe a resposta. Afinal, quem não se lembra quando cerca de dez anos atrás o Governador Mário Covas perguntou aos paulistas se aceitavam a proposta dele de cobrar 2 reais a mais em cada conta de eletricidade para que o valor fosse encaminhado para melhorar o nível da TV Cultura, que é do Estado? A resposta foi não! Pode ter sido não porque a maioria não queria gastar mais dois reais por mês (o que é uma miséria), mas sim porque a maioria não confia no Governo! Eles — os governantes — costumam dizer que vão fazer tal coisa, que vão arrecadar para fazer, e simplesmente não o fazem. Ou seja, a TV Cultura continuaria ruim e os dois reais desapareceriam de nossos bolsos para nada.

Afinal, não foi assim, afinal, anos antes, com a CPMF? Aquela porcentagem das movimentações financeiras que era para melhorar a saúde, e que o próprio Governo Federal disse mais tarde que desviou a verba? A saúde pública melhorou? Nem um pouco!

O fato é que a maioria das pessoas não confia mesmo em Governo algum. Culpa dos próprios Governos, de hoje e de ontem. A piadinha acima mostra bem como eles agem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário