domingo, 11 de outubro de 2015

FERROVIAS: GOVERNO NÃO CUMPRE O QUE PROMETEU EM 2009

O mapa publicado na reportagem abaixo citada. Se quiser ver a reportagem inteira, clique aqui:

No mapa publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo de 20 de setembro de 2009, portanto seis anos atrás, o número de linhas férreas a construir eram talvez impressionante para alguém que não acompanha a história recente das ferrovias brasileiras, mas insuficientes para ajudar a combalida infraestrutura nacional.

A reportagem era ufanista. Infelizmente, quase nada que ela previa aconteceu. Veja a reportagem inteira abaixo:
Para piorar, o que ele mostra em termos de ferrovias já existentes é muito inferior ao que existia na época (e olhem que na nossa atualidade essas linhas estão cada vez mais abandonadas).

Vamos fazer abaixo um exercício de comparação entre as previsões, o que ele mostrava em termos de linhas existentes e o que realmente existia e os comentários que o mapa fazia.

Linhas mostradas pelo mapa:

1 - Açailândia - Anápolis: é a Norte-Sul. Está hoje pronta até Anápolis, mas não tem qualquer tráfego entre essa cidade e Palmas, pois até hoje não se fez o leilão de concessão desse trecho da linha.

2 - Estreito - Bolsas: ramal da Norte-Sul. Não está nem em obras, até onde sei.

3 - Fortaleza - Araripira: é parte da Transnordestina. O que existe é o trecho Fortaleza - Missão Velha, pronto desde 1926 e com tráfego mínimo hoje em dia. A ferrovia existente deveria já ter sido toda refeita nesse trecho, mas não há obras. O trecho entre Missão Velha e Araripina, novo, também não está pronto.

4 - Eliseu Martins - Araripira - Suape: outro tramo da Transnordestina. Há obras em alguns trechos, mas linha colocada e inaugurada mesmo, apenas ridículos dezesseis quilômetros. O resto segue a passo de tartaruga. Também deveria estar pronto hoje.

5 - Figueirópolis - Ilheus: é a Oeste - Leste (FIOL), como é chamada pelo governo. A obra está parada. Desde 2009, não viu um quilômetro de trilhos colocados.

6 - Ferronorte (desde a divisa SP/MS até o sul do MT, em Rondonopolis),  Deveria ter sido prolongada até Cuiabá, mas as obras estão paradas desde então.

O mapa mostra outras linhas que não citei, pois estavam operativas e são até antigas.

Com relação aos "pontos vermelhos", que se tratam de transporte metropolitano de passageiros, os comentários são os seguintes:

1a coluna - Expresso Tiradentes: parcialmente feito;  Expresso Aeroporto (se for o para Cumbica, está em início de obras pela CPTM); Ferroanel Sul - obras nunca iniciadas; VLT Congonhas: substituído pelo monotrilho Rio Pinheiros - Congonhas, que está em obras, mas ainda longe de seu término; Mergulhão Luz: sem previsão de início de obras, se é que serão feitas; Compras de trens do metrô, da CPTM e modernização da sinalização da CPTM: parcialmente feito.

2a coluna - Nada foi feito até agora. A ALL foi comprada pela Rumo e nada mudou.

3a coluna - Supervia e metrõ Rio: pouca coisa foi feita até agora. A linha 3 do metrõ foi cancelada.

Com relação aos "pontos azuis", linhas cargueiras:

Ferrovia Litorânea Sul, que substituiria a existente (antiga linha do Litoral da ex-Leopoldina): nada feito até agora e a linha do Litoral está abandonada;

Expansão da Vitória-Minas: não sei a que se refere exatamente, mas pouca coisa foi feita desde então;

VLTs e metrôs do nordeste: pouquíssima coisa foi completada em todo esse pacote desde então.

Enfim, podemos verificar que o Brasil está andando para trás, principalmente porque desde 2009 até hoje, diversas ferrovias foram desativadas ou praticamente desativadas.

3 comentários:

  1. Complementando:

    - Expresso Tiradentes - provavelmente não vira mais nada ferroviário num primeiro momento, fica como sistema para ônibus. A não ser que um dia façam um VLT com a estrutura.
    - Expresso Aeroporto - em obras. Ideia original era ir até o Brás, aproveitando o leito original. Ficou até a estação Eng. Goulart. Ritmo lento devido a situação atual.
    - VLT Congonhas - São Judas - virou monotrilho, mas com a ligação até na verdade o Morumbi (bairro), e não CPTM.
    - Compra de trens para o Metrô - virou a reforma (Caso "cartel dos trens").
    - Compra / Reforma dos trens da CPTM - virou apenas a compra dos trens (Caso "cartel dos trens"). A reforma que vi só foi dos trens da série 5000 (vulgo "Fepasão") para uso na extensão operacional. Trens acima de 30/40 anos de idade - exceto o trem espanhol reformado - estão sendo descartados aos poucos, conforme chegada dos trens novos.
    - "mergulhão Luz" - "Projeto Integração Centro" / "Integração Luz". Provavelmente não feito por inviabilidade financeira, talvez estrutural também.
    - Ferroanel Sul - usaram a linha Mairinque-Santos no lugar.
    - Fábrica de trens da CAF - feito.
    - Estrutura de transporte - provavelmente na verdade se refere a modificações na linha da CPTM para adição de uma linha exclusiva para serviços cargueiros. Isso, ao que vi, está sendo feito em ritmo lento também (ver situação das linhas entre Mogi e Calmon Viana).

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  2. http://www.4shared.com/download/iIHs-Om4ba/img230.jpg?sbsr=63dbc65ec90f877d9e8d16582daee3035d6504bb54460157&lgfp=1000 Ultima viagem do trem na cidade de jardinopolis ,sai de ribeirão preto só pra ir la tirar essa linda foto . Meu nome e JOSE CARLOS DE OLIVEIRA

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  3. Publicação muito informativa e interessante.
    Parabéns.

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