quinta-feira, 18 de julho de 2013

JUQUIÁ E SUA VELHA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A estação de Juquiá, de 1915, como está hoje, como terminal de ônibus. Foto minha
,

Outra vez falando do trajeto São Paulo-Curitiba-Joinville no último domingo, dia 14 de julho. Desta vez, entrei em Juquiá pela entrada principal. Desta vez, entrei antes, seguindo, à beira da BR-116, uma placa que mostrava "Bairro da Estação". Por aí, jamais tinha entrado e, realmente, por el chega-se rapidamente à estação.
O velho hotel, entre a estação antiga (à esquerda) e o rio (à direita, mas não pode ser visto na foto). Foto minha

Entre a rodovia e a estação, ao redor da qual está o bairro que fica também às margens do rio Juquiá, deve dar no máximo um ou um quilômetro e meio. Aliás, a estação foi aí inaugurada em 1915 como final do ramal ferroviário justamente porque aí se tomavam os vapores para outras cidades ribeirinhas nesse rio e no Ribeira de Iguape, onde ele deságua.
Em 1941, a estação e o bairro. O ramal vinha, parece, do nordeste da foto e seguia para o pátio ferroviário teminal do ramal. Para sudeste segue um desvio? De qualquer forma, no desenho pode-se ver a estação, o hotel já mostrado acima, o rio e também algumas das casas que ainda estão lá
.

Nesse quilômetro e meio de estrada de ligação, a única coisa que aparece é a linha do ramal. Porém, como ela cruza a estrada num local deserto e perpendicular à estrada, como pode estar a estação lá à frente, tão longe do ramal? Bem, a verdade é que por volta de 1990 a estação de 1915 foi desativada. Como o ramal passou a seguir para Cajati, passando por Registro e Jacupiranga - apenas para cargueiros - isto desde 1981, uma outra estação para a ciade foi construída em local bastante ermo e, dez anos depois, o trem de passageiros passou a parar nela, desativando um ramal que levava da linha nova para a velha estação.
Dois sobrados que parecem ser os que estão no mapa, ao sul da estação. Foto minha
.

O bairro sobreviveu, a velha estação foi parcialmente abandonada, virou (parte dela) um bar bem chinfrim e mais tarde passou a ter a função de terminal de ônibus. Foi reformada, parcialmente desfigurada, mas renovada.
A linha de 1981, no sentido da estação nova e de Cajati. A foto, minha, foi tomada da estrada de ligação entre a BR-116 e o bairro da Estação
.

O bairro, no entanto, segue mantendo alguns de seus velhos sobrados e casarões. A linha "nova" foi abandonada em 2003. Nenhum trem passa ali desde então. Já o centro de Juquiá está em outro ponto, não tão longe assim do antigo pátio terminal do ramal.

2 comentários: