quarta-feira, 7 de março de 2012

CÓRREGOS QUE DESAPARECEM

Na foto do Google Maps, vemos no centro a servidão construída sobre o leito do córrego Uberaba. No canto direito inferior, a rua Araguari. No canto esquerdo superior, a avenida Helio Pellegrino

Hoje estive no bairro de Moema, na rua Periquito. Para isso, tive de estacionar o carro em uma pequena rua paralela a essa rua. Andei dali até onde precisava, e para isso cruzei o rio (ou córrego) Uberaba. Já havia estado por ali antes, mas é sempre interessante. Principalmente porque não se vê rio algum, somente uma espécie de calçadão. Uma servidão, na verdade.

Eu me lembro de ter visto esse córrego a céu aberto, anos antes - provavelmente, quase vinte anos atrás - no cruzamento da avenida Santo Amaro com a atual avenida Helio Pellegrino. Nessa época, não existia esta última avenida, mas sim um córrego sujo e ao seu lado um caminho de terra, com uma placa: "Avenida Uberaba". De avenida não tinha nada, nem saída do outro lado.

Ali onde o encontrei hoje, ele cruza a rua Araguari e segue até a avenida Helio Pellegrino, entrando por ela e seguindo até a Vila Olimpia, onde deságua no rio Pinheiros entre as barras dos córregos do Sapateiro e da Traição no mesmo rio.

O que gostaria de ressaltar é que, da mesma forma que considero absurdo canalizar e tapar um córrego que estava ali havia séculos, acho também extremamente difícil manter limpo e sem cheiro uma corrente de água que é constantemente poluída por esgotos clandestinos e servindo como depósito de lixos dos mais variados, desde sacos plásticos até pneumáticos e sofás. Certamente isso passa pela educação das pessoas, que eu, com o passar dos anos, considero cada vez mais difícil de se alcançar.

Uma pena. Em lugar de uma calçada - até que decorada e com pequenos jardins, mas pessimamente conservada, com mato alto e lixo jogado - teríamos um córrego cristalino passando entre os muros das casas ao longo dele. Melhor ainda seria nem ter os muros... É muita imaginação, não é?

7 comentários:

  1. Ralph, só pra ser chato... para minha surpresa, ao examinar um dos mapas antigos de SP que rolaram na "Trem da História", constatei que originalmente o córrego Uberaba desaguava no Traição, a uns 500 metros da foz deste último no rio Pinheiros. Aliás, isso explica porque, na década de 1970, eu não conseguia ver o leito do Uberaba na marginal de Pinheiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Antonio, ele fazia esse trajeto sim!! Como criança, brincava às suas margens, próxima a rua Chapecó que hj abriga a Av. José Maria Whitaker!!

      Excluir
    2. Na aerofoto de 1958 que está no endereço: www.geoportal.com.br/memoriapaulista está bem visível: Depois de sair de onde hoje é a Hélio Pelegrino ele continuava por onde recentemente foi aberta a rua Michel Milan (sobre o rio canalizado). Depois de atravessar a rua Alvorada (até alguns anos atrás ali havia uma ponte) ele fazia uma curva à esquerda cruzava a Quatá e seguia até a Casa do Ator mais ou menos no traçado da atual rua Caetano Velasco. Depois fazia uma curva à direita e continuava por onde hoje é o prolongamento da rua Casa do Ator até a pista nova da rua Olímpiadas onde fazia uma curva à esquerda e seguia por onde hoje é a Alameda Vicente Pinzon até o córrego da Traição. Mas isso foi depois da retificação do rio Pinheiros. Antes ele virava à direita em direção às ruas Pequetita/Funchal. Só se fizeram um novo canal sob a avenida dos Bandeirantes para não sobrecarregar a canalização do Traição. De fato, próximo à usina da Traição, mais ou menos em frente da Estação Vila Olímpia da CPTM, há vários desaguadouros no Rio Pinheiros. O mais perto da Usina é o Dreno do Brooklin, que trás as águas dos córregos do Cordeiro e das Águas Espraiadas.

      Excluir
  2. Mas era isso mesmo! Hoje, no entanto, ele desagua no Pinheiros, com tudo o que se retificou por ali!

    ResponderExcluir
  3. Bom, hoje virou uma bagunça danada...

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais chego a conclusão que temos o que merecemos, que nossos politicos realmente sao os `certos`. Cultura e civilidade sao palavras pouco utilizadas nessas horas, é sempre mais facil por a culpa em alguma pessoa ou entidade, nos governantes. Não que não tenham culpa, mas talvez o povo nao seja tão melhor em cultura e caráter. Óbvio que tem pessoas muito melhores, mas me parece que a grande maioria não é. O país é o que o povo faz dele...Poderíamos ter uma bela cidade fluvial, cheia de gôndolas, o sonho de um bom professor que tive na faculdade, mas temos córregos sujos e escondidos debaixo dessas coisas...uma pena.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ralph,

    Este córrego da viela é na verdade o córrego Uberabinha, que se junta com o córrego Uberaba que vem da Hélio Pellegrino. Trabalhei em um projeto de controle de enchentes nesse córrego, mas a tarefa é difícil pois vários edifícios cravaram suas estacas no caminhamento do córrego, e a Prefeitura não quer encarar o problema...

    ResponderExcluir