quarta-feira, 13 de julho de 2011

TÚNEL x AVENIDA A CÉU ABERTO

O córrego das Águas Espraiadas (no meio da foto) no meio de lixo e favelas, na esquina da rua Lino de Moraes Leme. Perto daqui deverá ser a boca do túnel projetado.

Hoje, tendo eu ido para os lados de Santo Amaro, resolvi esticar um pouco para ver in loco a área em que o delirante prefeito Gilberto Kassab quer construir seu mais novo túnel. No caso, totalmente, inútil.

Com a desculpa de que ele quer revitalizar uma área degradada e ao mesmo tempo dar mais uma área verde para a cidade, ele vai enterrar mais uma avenida, que, no caso, ainda não existe: a continuação da avenida das Águas Espraiadas (chamada por alguns poucos de Roberto Marinho) da rua Lino de Moraes Leme (antigo prolongamento da avenida Jabaquara) até a Rodovia dos Imigrantes sob um túnel de mais de dois quilômetros.

Pergunto: para que o túnel? Basta prolongar a avenida a céu aberto, como foi construída a avenida (dizem que muito superfaturada) pelo seu antecessor Paulo Maluf e entregue por volta de 1995.

Ora, demolir favelas e casas para construir um túnel e um parque? Basta construir somente o parque, com a avenida no meio dele e com passarelas sobre ela. Parece, no entanto, que isso é muito barato para o ego do Sr. Toupeira Paulistana.
O mesmo córrego, no trecho em que as duas pistas da avenida passam ao lado dele.

Repito: túnel para que? Para poluir um tubo subterrâneo de dois quilômetros? E quando o trânsito parar dentro dele - coisa comuníssima em São Paulo? Os ventiladores e exaustores darão conta? Para que gastar muito mais dinheiro numa construção dessas, totalmente desnecessária?

Pegue então esse dinheiro e despolua o córrego das Águas Espraiadas, que corre no meio das pistas da avenida já existente (exceto no trecho entre a Washington Luiz e a Lino de Moraes Leme, onde ambas passam do lado direito do córrego). O aspecto do mesmo, antes da Lino, é pior: corre o fétido riacho no meio de muito lixo e favelas desde praticamente o seu nascedouro, próximo à avenida Armando de Arruda Penteado, a antiga avenida Conceição.

Mas não: ego é ego, e competência é uma palavra que o sr. Kassab desconhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário